Filtrar


Questões por página:
“A Reforma da Previdência foi aprovada na Câmara dos Deputados e vai para apreciação do Senado. Se aprovada, será fixada idade mínima para se aposentar. Para quem já está trabalhando, regras de transição exigirão mais tempo na ativa. O objetivo é conter um déficit bilionário, que deixaria a Previdência inviável no futuro. O projeto prevê idade mínima para se aposentar de _____ anos, para mulheres, e _____ anos, para os homens, com pelo menos 20 anos de contribuição.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

O médico congolês Denis Mukwege,63, e a ativista iraquiana Nadia Murad,25, levaram o Nobel da Paz de 2018, anunciou o comitê do prêmio, em Oslo, nesta sexta-feira [05.10].

A importância do trabalho de Mukwege já tinha sido reconhecida, em 2014, pelo Parlamento Europeu, que concedeu a ele o prêmio Sakharov. Em 2016, Nadia foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade de um escritório das Nações Unidas.

(Uol,05.10.2018. Disponível em <https://bit.ly/2E2ru5l>. Acesso em: 11.11.2018. Adaptado)


A concessão desse prêmio foi um reconhecimento

“O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, diz ter sofrido um atentado com explosivos durante ato militar neste sábado (4.8.2018), em Caracas. (...) Maduro presidia o ato pelo aniversário da Guarda Nacional e, no momento do incidente, falava sobre sua decisão de regular a venda de gasolina, em meio à grave crise socioeconômica que castiga o país petroleiro.”

(http://twixar.me/Rw63. Adaptado)

Pelo atentado, Maduro responsabilizou o

”A Agência de Notícias Estatal Nortecoreana (KCNA) informou, nesta sexta-feira (10), que o teste realizado na quinta-feira (9) pelo país foi de um ‘ataque de longo alcance’. A simulação foi ordenada pelo lídes da Coreia do Norte.”

(Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/05/10coreiado-norte-diz-que-fez-teste-de-ataque-de-longoalcance.ghtml.)

A informação se refere a:

“O presidente russo prorrogou até o final do ano de 2020 o embargo sobre os produtos alimentícios ocidentais em vigor desde 2014, como represália às sanções impostas a Moscou pela crise ucraniana.” Trata-se de: