Filtrar


Questões por página:
Em 2020 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento emitiu um alerta sobre uma nuvem de gafanhotos que estava deixando a Argentina e avançava na direção do Uruguai e Brasil. Sobre este fenômeno é correto dizer:
Sobre a Covid-19 leia o trecho a seguir:
O "período de _____________" se refere ao tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no caso da Covid-19 esse intervalo varia de ___ a ____ dias, geralmente ficando em torno de ____ dias.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

O Governo da China isolou neste ano a cidade de Wuhan, deixando 11 milhões de habitantes em quarentena para evitar a propagação do recém-descoberto coronavírus 2019-nCoV. Segundo as autoridades, o surto já causou 26 mortes e mais de 890 diagnósticos de contaminação e foi detectado em ao menos outros 16 países, incluindo Cingapura, Tailândia, Coreia do Sul, Japão, Taiwan e Estados Unidos.

(FONTE:https://brasil.elpais.com/internacional/2020-01-21/novo-virus-chines-tem-contaminacao-entre-humanos.html – ADAPTADO)


De acordo com as informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), como esse vírus se manifesta?

Lenda do basquete americano, o jogador aposentado Kobe Bryant, de 41 anos, morreu em janeiro de 2020 em um acidente de helicóptero na Califórnia, segundo relatos da mídia americana. Sobre a carreira do astro, considere os excertos abaixo:


I. Bryant é considerado um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos — ele entrou para a NBA, liga de basquete americana, aos 16 anos e se aposentou em abril de 2018.

II. Bryant ganhou o Oscar de melhor curta-metragem de animação em 2016 por Dear Basketball ("Querido Basquete", em tradução livre), um filme de cinco minutos baseado em uma carta de amor ao esporte que ele escreveu em 2015.

III. Bryant venceu cinco campeonatos da NBA.


Está correto o que se afirma em:

No dia 4 de maio de 2020 morreu, em decorrência de complicações causadas pelo COVID-19, Aldir Blanc, letristas, compositor e cronista brasileiro. Sua principal parceria se deu com o compositor João Bosco, nas décadas de 1970 e 1980. Sobre essa dupla, o portal G1 descreveu: “Compositores que formaram uma das duplas fundamentais da MPB dos anos 1970, João Bosco e Aldir Blanc construíram obra que “caiu como um viaduto” sobre a ditadura brasileira. Ruída a ditadura, em 1985, foi como se não houvesse mais razão de ser para essa parceria que se aliou às lutas inglórias do povo que sobrevive na pátria nada gentil e tampouco materna.”

Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauroferreira/post/2020/05/04/aldir-blanc-deixa-obra-com-joao-bosco-que-caiu-como-viadutosobre-a-ditadura-dos-anos-1970.ghtml. Acesso em: 24 out.2020

É uma composição de Aldir Blanc e João Bosco a música