Filtrar


Questões por página:

De forma global, o trabalho executado pela Auditoria Interna é idêntico aquele executado pela Auditoria externa. Ambas realizam seus trabalhos utilizando-se das mesmas técnicas de auditoria; ambas têm sua atenção voltada para o controle interno como ponto de partida de seu exame e formulam sugestões de melhorias para as deficiências encontradas, ambas modificam a extensão de seu trabalho de acordo com as suas observações e a eficiência dos sistemas contábeis e de controles internos existentes.


Entretanto, os trabalhos executados pelos Auditores Internos e Externos têm suas diferenças básicas caracterizadas por:

São trabalhos executados pela Auditoria Externa, EXCETO:

Considerando os princípios, os objetivos e a aplicação prática das funções da auditoria interna, da auditoria independente e da pericia contábil:
Considere a seguinte situação hipotética: em um processo de auditoria independente das demonstrações contábeis de uma empresa, o auditor enfrentou diversas limitações impostas pela administração, o que comprometeu significativamente sua capacidade de obter evidência de auditoria suficiente e apropriada. Diante disso, o auditor concluiu que não foi possível formar uma base razoável para expressar sua opinião. Nessa situação, conforme as normas brasileiras de auditoria, o auditor deverá fazer:
Devido à natureza e às circunstâncias específicas de cada trabalho de auditoria e às mudanças que podem ocorrer durante o trabalho de auditoria, a firma não consegue identificar todos os riscos de qualidade que podem surgir no nível do trabalho ou descrever todas as respostas relevantes e apropriadas.
Consequentemente e de acordo com a legislação em vigor, o julgamento profissional para determinar se é necessário planejar e implementar respostas, além daquelas especificadas nas políticas ou nos procedimentos da firma no nível do trabalho, será exercido
Visualizar Questão Comentada
De acordo com as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP), além de manter sua independência durante todo o processo de auditoria, o auditor precisa estabelecer uma comunicação clara e transparente com a parte responsável sobre sua percepção dos riscos à independência. Dessa maneira, as ameaças ao cumprimento dos requisitos de independência devem ser identificadas, avaliadas e mitigadas antes e durante a auditoria. Nesse contexto, a ameaça que ocorre quando um auditor promove uma posição ou opinião a tal ponto que a neutralidade e/ou objetividade possam ser ou sejam percebidas como comprometidas está relacionada à ameaça de