Filtrar


Questões por página:
Na queixa de tontura, são realizados alguns exames para o diagnóstico. Um deles avalia o potencial retinocorneal por meio de eletrodos de superfície ou, ainda, oferece a gravação e análise do movimento ocular por meio de câmeras de vídeo que fornecem a visibilização dos olhos durante a avaliação sem o uso de eletrodos e, além disso, conta com câmeras que rastreiam a movimentação da pupila e digitaliza a imagem, convertendo-a nos traçados do nistagmo. Esse exame permite a gravação dos movimentos oculares de olhos fechados devido à iluminação infravermelha. Assinale a alternativa que apresenta o exame descrito.
Dentre as habilidades auditivas centrais, o fechamento auditivo é a habilidade de
No sistema auditivo central, qual a estrutura que é considerada o segundo nível em que o processamento do sinal acústico ocorre?
O paciente L. O. possui diagnóstico médico de paralisia cerebral e laudo neurológico que comprova o diagnóstico de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e síndrome de Guillain-Barré. Seu diagnostico fonoaudiológico é de apraxia de fala. De acordo com essas informações, avalie as afirmativas a seguir.
I - A paralisia cerebral refere-se a um grupo de desordens no desenvolvimento do controle motor e da postura, como resultado de uma lesão progressiva do sistema nervoso central.
II - O atraso no desenvolvimento neuropsicomotor é uma condição em que a criança não está se desenvolvendo e/ou não alcança habilidades de acordo com a sequência de estágios pré-determinados.
III - A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano.
IV - Apraxia de fala é uma condição neurológica em que a pessoa é capaz de realizar voluntariamente movimentos motores se seus músculos estiverem em condições normais.
V - A apraxia foi caracterizada como uma alteração articulatória resultante de um distúrbio na capacidade de programar o posicionamento dos músculos da fala e de sequenciar os movimentos na produção intencional ou espontânea dos fonemas.
Estão CORRETAS as afirmativas
O processamento auditivo central é um conjunto de habilidades específicas que permitem ao indivíduo realizar a análise dos eventos sonoros e interpretar o que ouve. Tais habilidades são: discriminação auditiva, localização e lateralização do som, reconhecimento de padrões auditivos, desempenho auditivo na presença de sinais acústicos competitivos e aspectos temporais da audição. Os aspectos temporais da audição são compostos por quatro subprocessos, EXCETO: