Filtrar


Questões por página:
Numa avaliação fisioterapêutica de um paciente com traumatismo cranioencefálico (TCE) foi observado o nível de consciência com pontuação de 10 na escala neurológica de Glasgow. Pode-se inferir CORRETAMENTE que a soma se refere às respostas (abertura ocular; resposta verbal; resposta motora), respectivamente, em:
A dor é definida clinicamente como “uma experiência sensorial e emocional desagradável associada com um dano tecidual real ou potencial”. A escolha de um instrumento ou questionários para mensurar a dor deve, antes de tudo, ser de fácil aplicabilidade e adequar-se ao nível de compreensão do paciente. Leia o seguinte enunciado e assinale a qual instrumento corresponde: “Esse instrumento consiste em uma linha de 10 cm com descrito em cada extremidade: nenhuma dor é a pior dor. O paciente deverá marcar um traço através da linha que representará sua dor atual. O profissional irá interpretar registrando com uma régua primeiramente a distância da marca do paciente em relação à extremidade “sem dor” quanto maior for esta distância maior será a dor do paciente. Posteriormente baseia-se no escore: 0 a 2,9cm baixo nível de dor / 3 a 5,9cm nível moderado e 6 a 10,5 cm nível alto de dor podendo ter alterações nos padrões do movimento”.
Quanto à avaliação sensorial, superficial e profunda relacione a coluna A com a coluna B segundo corresponda:

Coluna A:

( ) É usada a ponta aguda de um alfinete ou um clipe de papel remoldado, que após ser limpo cuidadosamente, é aplicado na pele do paciente. O instrumento deve fazer a deflexão da pele, porém sem perfurá-la.
( ) São necessários dois tubos de ensaio com rolha, com água quente(40-45°C) e gelo moído (5- 10°C). Os tubos são aleatoriamente colocados na pele do paciente.
( ) Utiliza-se uma escova de pelo e um pedaço de algodão ou tecido, que deve tocar ou esfregar levemente a área testada.
( ) A articulação é movida através de uma ADM e mantida estática. O terapeuta identifica e demonstra a faixa de movimento previamente para assegurar a descrição do paciente. O contato manual deve ser mínimo.
( ) O membro é movido passivamente através de uma ADM pequena. O terapeuta indica e demonstra a faixa de movimento previamente para assegurar a descrição do paciente. O contato manual deve ser mínimo.

Coluna B:
1-Cinestesia.2- Temperatura.3- Dor.4- Toque leve.5- Propriocepção.

A ordem CORRETA é:
Analise as afirmativas a seguir: I. Os exercícios de resistência muscular a serem realizados na fase 2 do Programa de Reabilitação Cardiovascular devem ser iniciados com cargas leves, e gradativamente aumentadas de acordo com a melhora do paciente, sem ultrapassar 60% da força de contração voluntária máxima. Esses exercícios são realizados de duas a três vezes por semana, com três séries de 6 e 15 repetições por grupo muscular e intervalo entre as séries variando entre 30 e 60 segundos. II. Durante a palpação, o corpo do paciente na maca deve estar próximo do terapeuta e o segmento a ser analisado deve estar em posição de contração concêntrica (aproximação das fibras). Entretanto, não deve haver contração, o músculo deve estar relaxado ou em posição neutra. Esse posicionamento é importante, pois, caso a musculatura esteja estirada, ela não estará em sua tonicidade normal e isso poderá alterar a percepção da palpação. Marque a alternativa CORRETA:
“O paciente deita-se em Decúbito Ventral (DV) com os joelhos fletidos a 90°. O examinador aplica uma força compressora na planta do pé e faz uma rotação interna e externamente. O teste é positivo se o paciente relatar dor em qualquer lado do joelho, sendo indicador de lesão meniscal no respectivo lado. Este teste detecta lesões meniscais.” De que teste se trata o enunciado?