Filtrar


Questões por página:
O teste de caminhada de 6 minutos é indicado para medir a capacidade funcional do paciente com doença pulmonar ou cardíaca, assim como é um preditor de morbidade e mortalidade. Em relação ao TC6M, marque V (verdadeira) ou F (falsa) e, em seguida, assinale a alternativa correspondente. ( ) Para a realização do teste, é necessária a presença do médico. O teste é contraindicado durante a internação do paciente. ( ) As razões para interromper o teste são: dispneia intolerável, velocidade reduzida, sensação de esforço percebido maior que 13 (0-20), cãibras nas pernas, dor no peito. ( ) Um estudo multicêntrico não encontrou efeitos significantes com relação ao cumprimento do corredor reto que variam de 15 a 50 m. ( ) A distância percorrida no teste de 6 minutos inferior a 480 m é considerada preditora de mortalidade.
Em relação à avaliação, marque V (verdadeira) ou F (falsa) para as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correspondente. ( ) A hipotensão é definida como uma pressão sistólica inferior a 80 mmHg, No paciente hipovolêmico, as alterações posturais (sentar e ficar em pé) podem produzir uma queda abrupta da pressão arterial. ( ) O baqueteamento digital é o aumento indolor das falanges proximais dos quirodáctilos e pododáctilos. Quando ocorre na DPOC, indica que existe algo a mais além da doença obstrutiva. ( ) Sibilos são sons contínuos de diapasão alto, relacionado ao grau de estreitamento da via aérea e está presente na insuficiência cardíaca congestiva . ( ) A pressão venosa jugular (PVJ) é estimada avaliando-se a altura da coluna de sangue nas veias jugulares. A PVJ pode variar com a respiração. Em circunstâncias normais, a coluna de sangue desce em direção ao tórax durante a inspiração e volta a subir com a expiração. A PVJ aumentada durante a inspiração é denominada respiração de Kussmaul ( ex. Tamponamento cardíaco).
Durante avaliação de paciente com escoliose, o fisioterapeuta deve suspeitar de diminuição da capacidade vital pulmonar quando:
A Escala Visual Analógica – EVA é utilizada para avaliar:
A lombalgia é uma patologia que afeta uma parcela considerável da população. Os militares não estão isentos de senti-la, embora não haja dados estatísticos nacionais sobre a incidência e prevalência da lombalgia na população militar. As alterações biomecânicas/posturais são apontadas como uma das causas de dor lombar baixa, sendo a sobrecarga um dos fatores conhecidos como de lesão lombar imediata, associada ou não à fadiga mecânica secundária, a movimentos repetitivos ou à manutenção de uma postura estática incorreta, soma de fatores psicossociais como estresse, monotonia e insatisfação com o ambiente de trabalho. Por todos os dados descritos, torna-se importante para o fisioterapeuta identificar e tratar os fatores e causas que podem desencadear a lombalgia, pois dor lombar aguda pode surgir repentinamente por agachamento, flexão do tronco inadequada, espirro, tosse, rotação do tronco ou por erguer-se carga inadequadamente, entre outros fatores. Em relação à avaliação fisioterapêutica voltada para a Lombalgia, quando se trata da dor referida, tem-se como afirmativa correta: