Filtrar


Questões por página:
As pessoas com paralisia cerebral podem ser classificadas, de acordo com a característica clínica mais dominante, em espástico, discinético e atáxico.
Sobre a paralisia cerebral discinética, analise os itens a seguir:

I. Caracteriza-se por movimentos atípicos mais evidentes quando o paciente inicia um movimento voluntário produzindo movimentos e posturas atípicos.
II. Engloba a distonia (tônus muscular muito variável desencadeado pelo movimento) e a coreoatetose (tônus instável, com a presença de movimentos involuntários e movimentação associada).
III. Caracteriza-se por um distúrbio da coordenação dos movimentos em razão da dissinergia, apresentando, usualmente, uma marcha com aumento da base de sustentação e tremor intencional e é ocasionada por uma disfunção no cerebelo.
IV. É ocasionada por uma lesão do sistema extrapiramidal, principalmente nos núcleos da base (corpo estriado – striatum e globo pálido, substância negra e núcleo subtalâmico).


Estão CORRETOS:
Na prática clínica dos profissionais de saúde, é cada vez mais frequente o gerenciamento de pacientes portadores de patologias relacionadas ao tronco encefálico. Isso porque, com o avanço das técnicas médicas, os pacientes que antes faleciam, hoje sobrevivem e necessitam de cuidados interdisciplinares. Esses pacientes apresentam quadros marcantes, sobretudo quando não há lesão cerebral e o paciente compreende todas as limitações que enfrenta em seu dia a dia. Essas limitações incidem não somente no estado físico do paciente, mas também em sua dinâmica psicológica, afetando negativamente sua qualidade de vida. Assim, dada tamanha importância dessa estrutura neuroanatômica, o tronco cerebral, faz-se necessário que o fisioterapeuta compreenda a fundo a sua estrutura e a função, para que possa estabelecer um adequado programa de reabilitação para o seu paciente. Considerando o conhecimento de neuroanatomia funcional humana sobre o tronco encefálico, avalie as afirmativas a seguir, julgue-as e marque a alternativa CORRETA.
Como se sabe, um dos itens relevantes na avaliação fisioterapêutica de uma criança com paralisia cerebral é a avaliação da cintura escapular, uma vez que a estabilidade escapular dinâmica falha em seu desenvolvimento e a escápula torna-se fixa em rotação:
A avaliação fisioterapêutica neurofuncional deve dar ênfase a uma adequada análise de movimento durante o desempenho das tarefas funcionais. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) fornece o embasamento teórico para respaldar essa análise e a prática clínica dos fisioterapeutas. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
A pontuação mínima, a pontuação máxima e os domínios envolvidos na avaliação do nível de consciência por meio da escala de coma de Glasgow são, respectivamente: