Filtrar


Questões por página:
Um plano de backup que trata apenas arquivos e pastas é muito eficiente na proteção de dados críticos, no entanto, se um HD falhar ou o Windows corromper sem possibilidade de correção, haverá um bom trabalho para reinstalar e reconfigurar tudo, tratando-se ainda de servidor os danos podem ser graves e o tempo de inatividade pode ser de horas, é nesse sentido que vem a clonagem e o backup de imagens. Analise as assertivas e assinale a alternativa que representa corretamente definições de clonagem e backup de imagem. I. Quando se clona uma unidade, simplesmente copiase tudo (incluindo registros de inicialização, arquivos, configurações e temas) para outra unidade, obtendo uma unidade idêntica. Com essa técnica não há processo intermediário, apenas conectam-se as unidades copiando o conteúdo da unidade de origem para a unidade de destino, essa unidade criada pode ser usada imediatamente como uma unidade primária ou mantida como uma réplica. II. Imagem de disco ou backup de imagem, por outro lado, é a criação de uma cópia que pode ser restaurada mais tarde. Isso envolve a criação de um arquivo comprimido (geralmente ISO) e normalmente compactado e criptografada. Ao contrário da clonagem, a imagem não é direta e envolve o uso de um processo intermediário. Quando necessário, a imagem pode então ser aberta e instalada ou restaurada na unidade, a restauração normalmente é feita pelo mesmo software de backup de imagem que o criou. III. Uma das vantagens da clonagem é que o disco clonado pode ser usado imediatamente, reduzindo significativamente o tempo de inatividade, mas a unidade original precisa estar operacional, não podendo estar com o sistema corrompido. IV. Algumas vantagens do backup de imagem é o gerenciamento fácil, pois apenas um arquivo contém o backup completo e se o disco (ou nuvem) for grande o suficiente, vários backups poder ser salvos.
Na tecnologia da informação, temos uma ferramenta essencial para a eficiência do trabalho: 0 BACKUP (cópia de segurança) que trata da ação de copiar dos dados de um dispositivo de armazenamento para outro para que futuramente possam ser restaurados em hipótese de perda ou danos dos referidos dados originais. Com relação aos tipos de Backup, analise as afirmativas abaixo. I - Backup normal (ou global): Quando o usuário seleciona uma pasta (ou várias pastas) e aciona o backup normal, todos os arquivos selecionados (ou seja, contidos nas pastas selecionadas) serão copiados para a fita. Sem distinção. II - Backup incremental: O backup incremental é semelhante ao backup técnico no que se refere a “quem será copiado”. Ou seja, esse backup também copia todos os arquivos que precisam ser copiados (aqueles que foram criados ou alterados desde o início, sem desconsideração de quaisquer tipos de arquivos, no que diz respeito a sua data de criação). III - Backup diário: Através da realização de um backup diário são copiados para a fita apenas os arquivos que foram criados ou alterados numa data específica (normalmente naquela data em que o backup está sendo realizado). Ou seja, no momento da realização do backup, o programa pergunta ao usuário qual a data em que ele quer que o backup seja feito. Marque a alternativa CORRETA.
mostrar texto associado
Deve-se fazer backup para prevenção quanto à perda de dados, informações e equipamentos por danos, furto, roubo ou qualquer outro sinistro, a fim de evitar ações danosas dos próprios funcionários de uma instituição e, ainda, ações de interceptações de dados por hackers em rede de computadores.
A realização de cópias de segurança (backups) é uma importante prática para gestão da segurança da informação. Considere que uma empresa possui um servidor de arquivos com dados históricos no qual diariamente alguns arquivos são alterados e novos arquivos são criados. Essa empresa adotou um ciclo de backups nesse servidor de arquivos que compreende um backup COMPLETO no dia 01 de cada mês e um backup DIFERENCIAL realizado todos os outros dias do mês às 20 horas. Caso haja uma pane nesse servidor no dia 05 do mês às 10 horas, com perda total de arquivos, e seja necessário retornar os arquivos armazenados no backup e reconstruir o servidor de arquivos com uma perda mínima de informações, devemos realizar o seguinte procedimento:
A política de backup de sistemas de rede de uma empresa baseia-se na implementação do backup diferencial que tem a particularidade de: