Filtrar


Questões por página:

A colheita de espécimes clínicos é a primeira etapa do diagnóstico laboratorial e deve ser realizada corretamente, sob a pena de inutilizar todo o procedimento laboratorial posterior, pois amostras colhidas inadequadamente podem redundar em resultados falsos. Analise as afirmativas correspondentes a descrição das metodologias utilizadas para a colheita de espécimes clínicos para ensaios de micologia.


I - Pelos e Cabelos: nas tinhas inflamatórias do couro cabeludo e barba, o paciente deve estar pelo menos sete dias sem fazer uso de antimicrobianos e ao menos 24 horas sem lavar o local da lesão.

II - Unhas: nas onicomicoses que começam nas partes livres das unhas, deve-se coletar a porção correspondente a hiperceratose formada na porção distai da matriz ungueal.

III - Escamas de pele: após rigorosa anti-sepsia com álcool isopropílico a 70%, com auxílio de uma cureta dermatológica, raspar vigorosamente as bordas das lesões cutâneas mais recentes.

IV - Mucosas: utilizar “swab” estéril, coletando-se no mínimo, duas amostras de cada lesão encontrada sendo uma para o exame direto e outra para cultura.


Está(ão) CORRETA(S)

A sífilis, uma doença infecciosa causada pelo Treponema pallidum, determina lesões cutâneas polimorfas, podendo comprometer também outros sistemas, particularmente o cardiovascular e o nervoso. Analise as descrições seguintes, que se referem aos testes sobre essa patologia.


I - Teste VDRL (Venerai Disease Research Laboratory): Teste não treponêmico que detecta anticorpos antireaginas e baseiam-se no princípio da floculação após a ligação antígeno-anticorpo.

II - Teste RPR (Rapid Plasm Re agin): Teste não treponêmico que detecta anticorpos através de reações de floculação de uma suspensão antigênica, contendo, basicamente, cardiolipina, colesterol e lecitina.

III - Teste FTA-abs (Fluorescent Treponemal Antibody absorbition): Teste treponêmico realizado através da técnica de imunofluorescência indireta. O soro do paciente é tratado com um extrato de cultura de Treponema phagedenes que adsorve os anticorpos inespecíficos.

IV - Teste MHI (Microhemaglutinação Indireta): Teste não treponêmico que se baseia na aglutinação dos anticorpos do soro com hemácias de carneiro, previamente sensibilizadas.


Está(ão) CORRETA(S)

Cocos gram-positivos em cachos; catalase positiva; cremosa, opaca, colônias amareladas em ágar sangue de carneiro e coagulase positiva em lâmina e/ou em tubo em 4 horas, podem ser identificadas como
Para a primeira detecção de sífilis deve ser usado o seguinte teste: