Filtrar


Questões por página:
Objetivando uma significativa mudança em sua forma de atuação tradicional, determinada organização pública decidiu instituir um modelo de gestão estratégica utilizando, como suporte metodológico, o Balanced Scorecard – BSC. Logo na primeira etapa de aplicação, referida organização foi instada a identificar, olhando para o futuro, como pretende ser reconhecida por colaboradores, clientes, fornecedores e pela própria sociedade. De acordo com a visão do BSC, esse aspecto da organização a ser identificado corresponde
Em relação ao alinhamento estratégico de TI com o negócio e Balanced Scorecard (BSC), analise as seguintes afirmativas:

I. O alinhamento estratégico de TI é bidirecional, ou seja, tanto é influenciado pela estratégia de negócio quanto pode influenciá-la.

II. O Balanced Scorecard (BSC) permite o alinhamento das iniciativas de TI (projetos, ações e serviços) aos objetivos estratégicos do negócio nas perspectivas financeira, do cliente, dos processos internos e de aprendizado e crescimento.

III. O Mapa Estratégico é uma representação visual das relações de causa e efeito entre os objetivos estratégicos nas quatro perspectivas do Balanced (BSC).

Marque a alternativa CORRETA:
Julgue os próximos itens, a respeito de conceitos e práticas de planejamento estratégico de TI.

I O alinhamento entre o planejamento estratégico de TI e o planejamento estratégico organizacional visa o alcance da governança.

II O método SWOT presta-se à realização de uma análise na qual os fatores externos são desconsiderados.

III O método BSC (balanced score card) apresenta uma técnica de planejamento não hierarquizável, na qual a avaliação de resultados é obtida por meio da evolução de indicadores de metas e de desempenho.

IV A construção da visão de uma organização é um processo que se realiza com menor frequência e envolve uma menor quantidade de pessoas, quando comparado à declaração da missão dessa organização.

V Durante o processo de planejamento estratégico de TI, as metas são estabelecidas após a escolha de indicadores e objetivos, mas antes da seleção de iniciativas.

Estão certos apenas os itens
mostrar texto associado
No BSC, a perspectiva do cliente consiste em identificar e tratar os processos mais críticos para que os objetivos dos acionistas sejam alcançados.
mostrar texto associado
Nos modelos tradicionais, as medições de desempenho estão focadas na estrutura produtiva, enquanto que, no BSC, existe a preocupação de criar medidas para avaliar o desempenho do ciclo de inovação, operação e pós-venda, permeando toda a cadeia de valor da organização.