Filtrar


Questões por página:
Teoricamente, um banco de dados relacional poderia ser construído em uma única tabela, chamada universal, na qual estariam presentes todos os atributos. Na prática, porém, isso causaria enormes transtornos. Uma técnica de projeto de bancos é a de decomposição sucessiva das tabelas, à luz das dependências entre atributos, até que se chegue a um projeto normalizado com um nível de decomposição aceitável. Nesse processo, deve haver uma preocupação especial para que essa decomposição seja sem perda. Assinale a opção que apresenta o significado técnico da “decomposição sem perda”, no presente contexto.
Em um banco de dados relacional, um nome da tabela, uma chave primária e um nome de coluna garantem o acesso a

Para a resolução das questões desta prova, considere os seguintes detalhes: (1) o mouse esta configurado para uma pessoa que o utiliza com a mão direita (destro) e usa, com maior frequência, o botão esquerdo, que possui as funcionalidades de seleção ou de arrastar normal, entre outras. O botão da direita serve para ativar o menu de contexto ou de arrastar especial; (2) os botões do mouse estão devidamente configurados com a velocidade de duplo clique; (3) os programas utilizados nesta prova foram instalados com todas as suas configurações padrão, entretanto, caso tenham sido realizadas alterações que impactem a resolução da questão, elas serão alertadas no texto da questão ou mostradas visualmente, se necessário; (4) no enunciado e nas respostas de algumas questões, existem palavras que foram digitadas entre aspas, apenas para destaca-las. Neste caso, para resolver as questões, desconsidere as aspas e atente somente para o texto propriamente dito; e (5) para resolver as questões desta prova, considere, apenas, os recursos disponibilizados para os candidatos, tais como as presentes orientações, os textos introdutórios das questões, os enunciados propriamente ditos e os dados e informações disponíveis nas Figuras das questões, se houver.


A questão baseia-se nas Figuras 8(a),8(b) e 8(c). A Figura 8(a)mostra esquemas relacionais sobre os quais deve-se considerar os seguintes aspectos: (1)os esquemas relacionais "aluno" e "telefone", foram construídos de acordo com os conceitos do modelo relacional; (2) esses esquemas relacionais foram elaborados em uma das fases de um projeto clássico de banco de dados; e (3)a partir de tais esquemas, foram criadas as tabelas correspondente em um banco de dados relacional, respeitando-se, rigorosamente, os conceitos do modelo relacional, as quais estão sendo exibidas, respectivamente, nas Figuras 8(b) e 8(c). A Figura 8(b) mostra a tabela"aluno", sobre a qual deve-se considerar os seguintes detalhes: (1) para efeito dessa questão, considere todos os CPF constantes nessa tabela como verdadeiros e válidos; (2)qualquer um dos conteúdos dos atributos"MATRICULA" ou "CPF" permitem identificar um único registro na tabela "aluno", eles nunca se repetirão e em nenhum momento serão nulos; (3) a coluna "MATRICULA" determina funcionalmente as colunas "NOME" e "CPF".Sobre a tabela "telefone", mostrada na Figura 8(c), considere os seguintes aspectos: (1) o atributo "MATRICULA", refere-se ao número de matrícula do aluno; e (2) o atributo "STATUS"poderá ter, apenas, um dos seguintes conteúdo:"trabalho", "residencial" ou "celular".


aluno (matricula. nome, cpf)

telefone (item, matricula. numero, status)

matricula referenda aluno

Figura 8(a) - Esquemas relacionais


MATRICULA NOM E C P F
542647 ALEX LOPES 45698712356

548499 ALEXANDRE SOUZA 14515642387

560203 ATILA DE SOUZA 87945685214

571907 BRUNO DA COSTA 98563741895

566055 BRUNO DE SOUZA 75336974189

612871 JOSE DE OLIVEIRA 77345522395

618723 LEANDRO MENDES 66736412645

630427 OSVALDO SILVA 56127302895

607019 PHILIP COSTA 87954632145

554351 SOUSA E SILVA 45678925812
Figura 8(b) - Tabela "aluno"

ITEM MATRICULA NUMERO STATUS

1 542647 31245683 trabalho

2 542647 36984578 residencial

1 560203 31112545 trabalho

1 571907 32981131 trabalho

2 571007 32914562 residencial

1 612871 32847993 trabalho

1 618723 32781424 residencial

Figura 8(c) - Tabela "telefone"


Essa questão baseia-se, apenas, em seu texto introdutório e no constante nas Figuras 8(a), 8(b) e 8(c), que mostram, respectivamente, esquemas relacionais e tabelas criadas em um banco de dados relacional. Assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor representa um diagrama entidade- relacionamento correspondente aos esquemas relacionais mostrados na Figura 8(a)

Para a resolução das questões desta prova, considere os seguintes detalhes: (1) o mouse esta configurado para uma pessoa que o utiliza com a mão direita (destro) e usa, com maior frequência, o botão esquerdo, que possui as funcionalidades de seleção ou de arrastar normal, entre outras. O botão da direita serve para ativar o menu de contexto ou de arrastar especial; (2) os botões do mouse estão devidamente configurados com a velocidade de duplo clique; (3) os programas utilizados nesta prova foram instalados com todas as suas configurações padrão, entretanto, caso tenham sido realizadas alterações que impactem a resolução da questão, elas serão alertadas no texto da questão ou mostradas visualmente, se necessário; (4) no enunciado e nas respostas de algumas questões, existem palavras que foram digitadas entre aspas, apenas para destaca-las. Neste caso, para resolver as questões, desconsidere as aspas e atente somente para o texto propriamente dito; e (5) para resolver as questões desta prova, considere, apenas, os recursos disponibilizados para os candidatos, tais como as presentes orientações, os textos introdutórios das questões, os enunciados propriamente ditos e os dados e informações disponíveis nas Figuras das questões, se houver.


A questão baseia-se nas Figuras 8(a),8(b) e 8(c). A Figura 8(a)mostra esquemas relacionais sobre os quais deve-se considerar os seguintes aspectos: (1)os esquemas relacionais "aluno" e "telefone", foram construídos de acordo com os conceitos do modelo relacional; (2) esses esquemas relacionais foram elaborados em uma das fases de um projeto clássico de banco de dados; e (3)a partir de tais esquemas, foram criadas as tabelas correspondente em um banco de dados relacional, respeitando-se, rigorosamente, os conceitos do modelo relacional, as quais estão sendo exibidas, respectivamente, nas Figuras 8(b) e 8(c). A Figura 8(b) mostra a tabela"aluno", sobre a qual deve-se considerar os seguintes detalhes: (1) para efeito dessa questão, considere todos os CPF constantes nessa tabela como verdadeiros e válidos; (2)qualquer um dos conteúdos dos atributos"MATRICULA" ou "CPF" permitem identificar um único registro na tabela "aluno", eles nunca se repetirão e em nenhum momento serão nulos; (3) a coluna "MATRICULA" determina funcionalmente as colunas "NOME" e "CPF".Sobre a tabela "telefone", mostrada na Figura 8(c), considere os seguintes aspectos: (1) o atributo "MATRICULA", refere-se ao número de matrícula do aluno; e (2) o atributo "STATUS"poderá ter, apenas, um dos seguintes conteúdo:"trabalho", "residencial" ou "celular".


aluno (matricula. nome, cpf)

telefone (item, matricula. numero, status)

matricula referenda aluno

Figura 8(a) - Esquemas relacionais



MATRICULA NOM E C P F
542647 ALEX LOPES 45698712356

548499 ALEXANDRE SOUZA 14515642387

560203 ATILA DE SOUZA 87945685214

571907 BRUNO DA COSTA 98563741895

566055 BRUNO DE SOUZA 75336974189

612871 JOSE DE OLIVEIRA 77345522395

618723 LEANDRO MENDES 66736412645

630427 OSVALDO SILVA 56127302895

607019 PHILIP COSTA 87954632145

554351 SOUSA E SILVA 45678925812
Figura 8(b) - Tabela "aluno"

ITEM MATRICULA NUMERO STATUS

1 542647 31245683 trabalho

2 542647 36984578 residencial

1 560203 31112545 trabalho

1 571907 32981131 trabalho

2 571007 32914562 residencial

1 612871 32847993 trabalho

1 618723 32781424 residencial

Figura 8(c) - Tabela "telefone"


Após ler o texto introdutório dessa questão e observar as Figuras 8(a), 8(b) e 8(c), que mostram, respectivamente, esquemas relacionais e tabelas criadas em um banco de dados relacional, pode-se afirmar que a tabela "aluno" está

Para a resolução das questões desta prova, considere os seguintes detalhes: (1) o mouse esta configurado para uma pessoa que o utiliza com a mão direita (destro) e usa, com maior frequência, o botão esquerdo, que possui as funcionalidades de seleção ou de arrastar normal, entre outras. O botão da direita serve para ativar o menu de contexto ou de arrastar especial; (2) os botões do mouse estão devidamente configurados com a velocidade de duplo clique; (3) os programas utilizados nesta prova foram instalados com todas as suas configurações padrão, entretanto, caso tenham sido realizadas alterações que impactem a resolução da questão, elas serão alertadas no texto da questão ou mostradas visualmente, se necessário; (4) no enunciado e nas respostas de algumas questões, existem palavras que foram digitadas entre aspas, apenas para destaca-las. Neste caso, para resolver as questões, desconsidere as aspas e atente somente para o texto propriamente dito; e (5) para resolver as questões desta prova, considere, apenas, os recursos disponibilizados para os candidatos, tais como as presentes orientações, os textos introdutórios das questões, os enunciados propriamente ditos e os dados e informações disponíveis nas Figuras das questões, se houver.

A questão baseia-se nas Figuras 8(a),8(b) e 8(c). A Figura 8(a)mostra esquemas relacionais sobre os quais deve-se considerar os seguintes aspectos: (1)os esquemas relacionais "aluno" e "telefone", foram construídos de acordo com os conceitos do modelo relacional; (2) esses esquemas relacionais foram elaborados em uma das fases de um projeto clássico de banco de dados; e (3)a partir de tais esquemas, foram criadas as tabelas correspondente em um banco de dados relacional, respeitando-se, rigorosamente, os conceitos do modelo relacional, as quais estão sendo exibidas, respectivamente, nas Figuras 8(b) e 8(c). A Figura 8(b) mostra a tabela"aluno", sobre a qual deve-se considerar os seguintes detalhes: (1) para efeito dessa questão, considere todos os CPF constantes nessa tabela como verdadeiros e válidos; (2)qualquer um dos conteúdos dos atributos"MATRICULA" ou "CPF" permitem identificar um único registro na tabela "aluno", eles nunca se repetirão e em nenhum momento serão nulos; (3) a coluna "MATRICULA" determina funcionalmente as colunas "NOME" e "CPF".Sobre a tabela "telefone", mostrada na Figura 8(c), considere os seguintes aspectos: (1) o atributo "MATRICULA", refere-se ao número de matrícula do aluno; e (2) o atributo "STATUS"poderá ter, apenas, um dos seguintes conteúdo:"trabalho", "residencial" ou "celular".

aluno (matricula. nome, cpf)

telefone (item, matricula. numero, status)

matricula referenda aluno

Figura 8(a) - Esquemas relacionais

MATRICULA NOM E C P F

542647 ALEX LOPES 45698712356

548499 ALEXANDRE SOUZA 14515642387

560203 ATILA DE SOUZA 87945685214

571907 BRUNO DA COSTA 98563741895

566055 BRUNO DE SOUZA 75336974189

612871 JOSE DE OLIVEIRA 77345522395

618723 LEANDRO MENDES 66736412645

630427 OSVALDO SILVA 56127302895

607019 PHILIP COSTA 87954632145

554351 SOUSA E SILVA 45678925812

Figura 8(b) - Tabela "aluno"

ITEM MATRICULA NUMERO STATUS

1 542647 31245683 trabalho

2 542647 36984578 residencial

1 560203 31112545 trabalho

1 571907 32981131 trabalho

2 571007 32914562 residencial

1 612871 32847993 trabalho

1 618723 32781424 residencial

Figura 8(c) - Tabela "telefone"


Após ler o texto introdutório dessa questão e observar as Figuras 8(a), 8(b) e 8(c), que mostram, respectivamente, esquemas relacionais e tabelas criadas em um banco de dados relacional, pode-se afirmar que:

I. O conjunto de atributos "item, matricula" (Figura 8(a)) e uma superchave minima do esquema "telefone".

II. O atributo "matricula" (Figura 8(a)) é chave estrangeira no esquema "telefone" e garante a integridade referencial com o esquema "aluno".

III. No esquema "aluno" (Figura 8(a)), o atributo "cpf é uma chave candidata.

IV. Os atributo "matrícula, nome, cpf" (Figura 8(a)), tornados coletivamente, constituem uma superchave do esquema "aluno".

Quais estão corretas?