Filtrar


Questões por página:
O movimento de água nos solos intervém em diversos problemas práticos, como no caso de cálculo de vazões, na análise de recalques e nos estudos de estabilidade. Para que haja fluxo de água no solo, é necessário que se tenha diferença de cargas totais entre os pontos analisados. Acerca deste assunto, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA:
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Conforme o tipo de solo de uma barragem de terra, o aumento descontrolado da poropressão, ocasionado por falhas no sistema de drenagem e saturação do maciço, pode levar a estrutura ao colapso pelo fenômeno da liquefação.
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Barragens devem ser projetadas com uma altura adicional acima do nível máximo de operação do reservatório, cujo cálculo de altura deverá considerar, entre outros componentes, a contraflecha para a compensação de recalques após o fim da construção, do aterro e de sua fundação.
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Em regiões sem viabilidade de acesso ou transporte para a execução de enrocamento lançado (riprap), o projetista poderá adotar solo-cimento como camada de proteção contra ondas no talude de montante de uma barragem de terra.
mostrar texto associado
A proteção contra ondas no talude de montante de uma barragem de terra deve ser projetada e executada entre a crista da barragem e o nível mínimo de operação do reservatório.