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(PMM/URCA 2025) Um profissional de Educação Física do município é convidado a integrar o planejamento intersetorial de um projeto comunitário de promoção do lazer e da saúde, voltado a moradores de um bairro periférico com carência de espaços públicos adequados à prática corporal. O profissional propõe atividades que valorizem jogos tradicionais, danças regionais, esportes adaptados e rodas de conversa sobre corpo, cultura e qualidade de vida. Considerando a função social da Educação Física no âmbito das políticas públicas, a proposta do educador está fundamentada na compreensão de que:

A compreensão contemporânea da Educação Física escolar, conforme orientam a BNCC (2018) e as abordagens críticas da área, assume o esporte e as demais práticas corporais como manifestações culturais, superando perspectivas restritas ao rendimento físico ou ao tecnicismo. Considerando esse entendimento ampliado, analise as proposições:



( ) A prática esportiva escolar deve priorizar o rendimento físico dos estudantes.


( ) O esporte escolar deve valorizar a formação ética, estética e cultural.


( ) O conceito ampliado de saúde inclui aspectos sociais e emocionais.


( ) A cultura corporal do movimento se refere apenas às práticas esportivas.



A sequência correta é:

Nas raízes históricas gerais do Corpo e da Educação Física, as raízes da cultura ocidental estão profundamente entrelaçadas com os gregos e sua cultura. Os Jogos Olímpicos eram considerados como um momento de celebração lúdica, que visava à superação dos limites e exaltação da nobreza humana, características expressas no lema citius, altius, fortius formalizado pelo Barão Pierre de Coubertin. Nesse contexto, o significado do lema proposto por Pierre de Coubertin para refletir o espírito central dos Jogos Olímpicos na época dos gregos era:
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Ao longo dos tempos, a Educação Física passou por muitas mudanças relacionadas aos seus objetivos e propostas educacionais. Em sua trajetória histórica, várias abordagens pedagógicas foram construídas para dar suporte à prática dos professores dessa área do conhecimento, e ainda hoje influenciam a sua formação profissional e as práticas pedagógicas. Nesse sentido, analise a trecho a seguir.


“Tal abordagem possibilita uma maior integração com uma proposta pedagógica ampla e integrada de Educação Física nos primeiros anos de educação formal. Porém, desconsidera a questão da especificidade da área. Essa última seria um meio para atingir o desenvolvimento cognitivo do aluno. No entanto, o que não fica esclarecido nessa concepção é sobre o conhecimento que se deseja construir através da prática da Educação Física escolar. O principal representante dessa abordagem considera a importância do conhecimento que a criança já possui; propõe o resgate da cultura de jogos e brincadeiras dos alunos envolvidos no processo de ensinoaprendizagem.”


Fonte: CARDOSO, F. de S. Educação Física

Escolar I. Editora UNIMONTES, Montes Claros/MG,

2015.


O trecho citado diz respeito à abordagem:

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Segundo Ferreira (2006) já se pode comprovar que as lutas fazem sucesso em todas as faixas etárias, elas ajudam muito na liberação da agressividade das crianças, além de trabalhar nestas atividades todos os fatores psicomotores, também colaboram quando são exploradas as partes teóricas por meio do resgate histórico das modalidades e as relacionando com a ética e os valores. As lutas devem servir como:
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