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Segundo Carvalho (2001; 2003; 2006), a noção hegemônica de qualidade de vida frequentemente se restringe a uma perspectiva biomédica de “equilíbrio biológico” e “performance física”, ignorando as dimensões sociopolíticas da saúde. Em um IF, um professor de Educação Física, inspirado na abordagem crítico-superadora por Soares et al. (1992) e na perspectiva de Carvalho, propõe um projeto interdisciplinar sobre qualidade de vida para o Ensino Médio Integrado. O projeto inclui as seguintes ações:

Discussão sobre os determinantes sociais da saúde (como acesso à moradia, saneamento, trabalho digno); Análise crítica da indústria do fitness e de seus padrões corporais excludentes; Vivências de práticas corporais populares (como danças e jogos).


Ao considerar a centralidade das relações sociais, das condições de vida e das mediações culturais no conceito ampliado de saúde, o professor busca evitar soluções tecnicistas que desconsiderem as determinações sociais do processo saúde-doença. Com base em Carvalho e nos princípios da Educação Física Crítico-Superadora, analise as assertivas abaixo:


I. O projeto se justifica no contexto do Ensino Técnico Integrado porque contribui para a superação da dualidade entre formação humana e profissional, vinculando a discussão sobre saúde e cidadania à formação integral do futuro trabalhador.


II. A inclusão de temas como saneamento básico no projeto amplia a compreensão crítica da saúde, articulando o corpo e os direitos sociais ao território em que o indivíduo vive.


III. O uso de plataformas digitais e Inteligência Artificial na indústria fitness é um avanço tecnológico que beneficia tanto os clientes, com maior flexibilidade, quanto os profissionais, que passam a ter mais autonomia, o que se alinha à visão ampliada de qualidade de vida.


IV. A crítica à noção hegemônica de qualidade de vida por Carvalho se restringe a uma análise macroeconômica da saúde, não sendo aplicável para entender os desafios do professor de Educação Física, cuja condição de trabalho é um problema puramente individual.


Quais estão corretas?

O desenvolvimento do sistema nervoso está relacionado tanto com modificações comportamentais como fisiológicas. Leia as alternativas abaixo e assinale VERDADEIRO ou FALSO diante das opções e a seguir marque a alternativa que traz a sequência CORRETA.


( ) O sistema nervoso atinge dimensões adultas, muito antes dos demais tecidos.

( ) O desenvolvimento do sistema nervoso ocorre no sentido caudocranial.

( ) As conexões entre o cérebro e o cerebelo irão se completar somente aos seis anos de idade, quando aparece a capacidade de coordenar os movimentos voluntários.

( ) Nos primeiros seis meses de vida pós-natal se completa o desenvolvimento cerebral e, até o final do primeiro ano, o do cerebelo.

( ) O número de células nervosas iguala-se ao de adultos já na 20ª a 24ª semana de vida intrauterina.

Questão Anulada

Um bebê é considerado abaixo do peso quando nasce com um peso inferior a 2.500 gramas. Em alguns casos é porque ele nasceu antes do tempo ideal, o que é chamado de bebê prematuro. Leia as afirmativas abaixo e marque somente a alternativa que representa as causas do baixo peso ao nascer.

 

I. Causas maternas: doenças crônicas, pressão sanguínea alta, desnutrição, anemia, uso de drogas, alcoolismo.

II. Constrição do fluxo sanguíneo causado pelo tabagismo.

III. Nascimento antes da 38ª semana de gestação.

IV. Subnutrição pré-natal.

V. Problemas no desenvolvimento do bebê: anomalias cromossômicas, defeitos congênitos, gestação múltipla ou infecções.

Movimentos estão presentes em todas as atividades humanas: no cotidiano, no trabalho, no lazer e no desporto. Sobre a importância do movimento no desenvolvimento do ser humano, é INCORRETO afirmar:

Desde o momento da concepção, o organismo humano tem uma lógica biológica, uma organização, um calendário maturativo e evolutivo, uma porta aberta à interação e à estimulação (ROSA NETO,2015). O conceito refere-se a: