Filtrar


Questões por página:
A Unidade de Pronto Atendimento registrou, nas duas últimas semanas, um surto de gastrenterites causadas por Norovírus. Conhecendo a forma de propagação desse vírus não envelopado, a enfermeira responsável técnica da unidade deve solicitar ao serviço de limpeza e manutenção da área física que as superfícies de macas, bancadas, mobiliário das áreas de atendimento, além de pias e sanitários utilizados pelos pacientes sejam, pelo menos três vezes ao dia,
As medidas de precaução e isolamento são adotadas nos serviços de assistência à saúde como um dos meios de prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde. Os profissionais da saúde devem conhecê-las e identificar o mais rápido possível, se o atendimento ao paciente necessitar de precaução padrão e/ou precauções específicas, pois, desse modo, ações podem ser tomadas, evitando-se a transmissão de microrganismos.


Sobre os tipos de precaução, analise as afirmativas abaixo:


I. As precauções padrão têm por objetivo reduzir o risco de transmissão de agentes patogênicos pelo sangue ou por outras fontes, sejam conhecidas ou desconhecidas e sempre devem ser usadas no atendimento a todos os pacientes.


II. A higiene das mãos é um dos componentes mais importantes das precauções padrão, além de ser um dos métodos mais efetivos de prevenção de transmissão de patógenos associados à assistência à saúde.


III. O uso de equipamentos de proteção individual deve ser avaliado com base na análise de risco e no contato que se dará com sangue ou outros fluidos corporais ou patógenos.


IV. Entre as medidas de controle da fonte, a higiene respiratória/ etiqueta da tosse, desenvolvidas durante os surtos de síndrome respiratória aguda grave, são agora consideradas parte das precauções-padrão.


Estão CORRETAS
O papel do enfermeiro na Central de Controle de Infecção hospitalar (CCIH) é de extrema importância. Diante a afirmativa, assinale a alternativa correta.
Sobre a classificação do processamento de produtos para saúde (PPS), analise as afirmativas abaixo.

I. PPS Críticos: risco de transmissão de infecção é alto, caso estejam contaminados. É aquele que penetra em tecidos estéreis ou sistema vascular e precisa ser esterilizado.
II. PPS Não Críticos: risco de transmissão de infecção é baixo. Entram em contato com a pele intacta ou não entram em contato com o paciente. Requerem, no mínimo, limpeza; e nos casos com presença de grande quantidade de matéria orgânica, desinfecção de baixo nível.
III. PPS Semi-Críticos: risco de transmissão de infecção é intermediário. Entram em contato com membranas mucosas íntegras ou pele não intacta. Devem receber, no mínimo, desinfecção de baixo nível.
IV. PPS Semi-Críticos: risco de transmissão de infecção é intermediário. Entram em contato com membranas mucosas íntegras ou pele não intacta. Devem receber sempre esterelizados.

Assinale a alternativa correta.
Os artigos utilizados nos serviços de saúde são classificados em três categorias, conforme o grau de risco de provocar infecção nos pacientes. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a artigos semicríticos.