Filtrar


Questões por página:
A transfusão de sangue e hemocomponentes é uma tecnologia relevante na terapêutica moderna. Usada de forma adequada em condições de agravos da saúde pode salvar vidas e melhorar a saúde dos pacientes. Analise as alternativas a seguir relacionadas aos hemocomponentes.

I - A administração de hemocomponentes assim como outras intervenções terapêuticas, pode levar a complicações agudas ou tardias, como o risco de transmissão de doenças infecciosas entre outras complicações clínicas.
II - Os produtos obtidos em escala industrial, a partir do fracionamento do plasma por processos físico‑químicos são denominados hemoderivados.
III - O concentrado de hemácias deve ser mantido entre 2°C e 6°C e sua validade varia entre 35 e 42 dias, dependendo da solução conservadora.
IV - Plaquetas é constituído basicamente de água, proteínas (albumina, globulinas, fatores de coagulação e outras), carboidratos e lipídios. É completamente congelado até 8 horas após a coleta e mantido, no mínimo, a 18°C negativos.

Assinale a alternativa CORRETA:
No atendimento pré-hospitalar móvel, um enfermeiro socorrista do SAMU é chamado para uma ocorrência envolvendo múltiplas vítimas em um acidente automobilístico. Ao chegar ao local, ele encontra uma situação com exposição a sangue e outros fluidos corporais. Considerando os princípios de biossegurança, qual das seguintes práticas é INCORRETA no manejo inicial desta situação?

No que se refere à higienização, mais precisamente sobre o uso de luvas, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – Deve-se trocar de luvas sempre que entrar em contato com outro paciente, exceto se pertencerem ambos à mesma família.

II – Não existe técnica para remoção das luvas, mas apenas para sua inserção.

III – Deve-se trocar luvas antes de entrar em contato com sangue, mas não com saliva.

Com relação ao procedimento de higienização, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes.

II – O pelo é um possível reservatório de diversos microrganismos que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminadas.

III – As luvas podem ser usadas a qualquer tempo e em qualquer circunstância.

A higienização simples das mãos tem como finalidade remover micro-organismos da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de micro-organismos. Sobre a correta higienização das mãos, não é correto afirmar: