Filtrar


Questões por página:
A esterilização e a desinfecção são processos fundamentais para garantir a segurança microbiológica em laboratórios. Acerca do tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)O calor úmido, como o autoclave, é um dos métodos mais eficazes para esterilização de materiais laboratoriais.
(__)O álcool 70% é um desinfetante amplamente utilizado para superfícies e equipamentos. (__)A radiação UV pode ser usada como método de esterilização de instrumentos cirúrgicos e vidrarias laboratoriais.
(__)O uso de hipoclorito de sódio é indicado para desinfecção de materiais biológicos potencialmente contaminados.

A sequência correta é:

Equipamentos de proteção individual (EPI´s) são equipamentos de uso individual, projetados para proteção de quem os utiliza contra agentes químicos, físicos, biológicos, frio ou calor, assim como outros riscos presentes no ambiente laboratorial (Rodrigues et al., 2022). (Observação PFF = peças faciais filtrantes). Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo:



I- O jaleco forma uma barreira de proteção de contaminantes, protegendo a pele e as roupas por baixo, por isso, deve ser obrigatoriamente de manga longa e de tecido de algodão ou algum outro tecido não inflamável.


II- As luvas de látex podem ser utilizadas para proteção contra agentes biológicos e para manipulação de ácidos, bases diluídas e solventes orgânicos.


III- As máscaras PFF1 são indicadas para poeiras e névoas, mas não protegem contra agentes biológicos, sendo as máscaras PFF2 (equivalentes à N95) as mais utilizadas para proteção contra agentes biológicos.


IV- Deve-se usar no laboratório calçados que tenham um desenho que minimize escorregões e tropeções e possa reduzir a probabilidade de ferimentos causados por queda de objetos e exposição a agentes biológicos.


V- Os óculos protegem os olhos contra gotas, impacto, borrifo e salpicos, sendo os óculos de grau uma alternativa adequada como forma de proteção para os olhos.



É CORRETO o que se afirma apenas em:

Os coronavírus são agentes infecciosos classificados como nível de biossegurança 2 (NB2). Seu diagnóstico é realizado em laboratórios NB2, equipados com cabine de segurança Classe II e profissionais treinados. Segundo a OMS, em 19 de março de 2020, dentre as orientações de biossegurança laboratorial para COVID-19, estão:



I. Ao manipular e processar amostras, incluindo sangue para exames sorológicos, devem-se seguir as práticas e procedimentos laboratoriais que são básicos para as boas práticas e procedimentos para laboratórios de microbiologia.



II. Todos os procedimentos técnicos devem ser realizados de modo a minimizar a geração de aerossóis e gotículas.



III. A manipulação e o processamento de amostras de casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo COVID-19 enviadas para exames laboratoriais adicionais, como hemograma e gasometria, devem cumprir as diretrizes locais de processamento de material potencialmente infeccioso.


Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia _epidemiologica_emergencia_saude_publica_importancia_ nacional_doenca_coranvirus.pdf




É correto o que se afirma em:

A desinfecção de bancadas e materiais é um dos processos mais empregados nos laboratórios de análises clínicas. No preparo dessas soluções desinfetantes, são utilizados componentes contendo:
O processo de esterilização de materiais utilizados nos laboratórios de análises clínicas pode ser realizado de diversas modalidades. O equipamento que realiza esse processo por meio de calor sob forma de vapor d’água e alta pressão é conhecido como: