Filtrar


Questões por página:
A categoria espécime humano de risco mínimo engloba materiais biológicos que não são considerados infecciosos, mesmo que esses materiais não tenham sido submetidos previamente a testes laboratoriais. São exemplos desses:
A Organização Mundial de Saúde classifica substâncias infecciosas em categoria A e categoria B, a grande maioria das amostras biológicas transportadas nos serviços laboratoriais de diagnóstico de pacientes pode ser classificada como categoria B, devendo receber a marcação no Rótulo ou etiqueta:
Qualquer laboratório químico é um local em que podem existir objetos e materiais potencialmente perigosos, mesmo que você não esteja mexendo diretamente com eles. Portanto, a possibilidade de acontecer um acidente existe e não é desprezível. De acordo com as normas de segurança em laboratórios, considera-se incorreto:
Micro-organismos como Mycobacterium tuberculosis, Brucella spp., e vírus HIV são exemplos de agentes de risco biológico Classe III. O laboratório com nível de Biossegurança mais adequado para trabalhar com essas amostras é:
Os resíduos químicos laboratoriais são substâncias, ou mistura de substâncias, com potencial de causar danos a organismos vivos ou ao meio ambiente. Muitos resíduos ainda podem tornar-se perigosos quando interagem com outros materiais e devido a essas características, os laboratórios devem realizar o correto gerenciamento dos resíduos gerados em suas atividades. O gerenciamento de resíduos químicos laboratoriais envolve uma série de etapas, que englobam: a segregação; o acondicionamento; o tratamento; o armazenamento; o transporte; e a disposição final.

Disponível em: https://pncq.org.br/gestao-de-residuos-quimicos-laboratoriais/. Acesso em: 8 jun.2025

Em relação ao tratamento de resíduos químicos laboratoriais, identifique a alternativa CORRETA, de acordo com as boas práticas de gerenciamento:
Visualizar Questão Comentada