Filtrar


Questões por página:

Brasil, Rússia, índia e China constituem o grupo de países conhecido no cenário internacional atual como BRIC.

Esses países apresentam como um ponto em comum o fato de

As relações entre os Estados se configuram, sobretudo, a partir da posição hierárquica em que cada um deles está colocado no Sistema Internacional. A posição de comando, portanto, depende das configurações intraestatais e interestatais das forças produtivas, da divisão do trabalho, do poder bélico etc. Os blocos econômicos e de poder figuram assim como importantes elementos para a organização do exercício da soberania estatal, em maior ou menor grau, tomando como base para isso tanto a possibilidade do uso da força (guerras ou preparação para guerras) quanto a atuação direta e indireta nas transações comerciais e nas organizações internacionais (ONU, FMI, Banco Mundial, OMC etc.).

Sobre os blocos econômicos e/ou de poder que exercem papel de destaque no cenário contemporâneo do Sistema Internacional pode-se afirmar:

No início dos anos 1990, o mundo assistiu a derrocada do chamado Bloco Socialista, comandado pela ex-União Soviética, tendo como consequência o fim da Guerra Fria e o surgimento de uma Nova Ordem Mundial, que apresenta como características, EXCETO,
mostrar texto associado
Os passos iniciais para a constituição do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) foram dados a partir da histórica aproximação entre Argentina e Brasil, nos anos 80 do século passado, no contexto de redemocratização sul-americana. Além dos obstáculos presentes na trajetória do MERCOSUL, houve momentos de tensão política em 2012, com a decisão de suspender do bloco, temporariamente, o Paraguai.
mostrar texto associado
A União Europeia (UE) é caso típico de um processo de integração que se fez à revelia das populações dos respectivos Estados, o que ajuda a compreender a atual crise que a envolve. A UE hoje se ressente da falta de instituições políticas e jurídicas comuns, além das dificuldades intransponíveis de integração cultural.