Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Um aspecto que chama a atenção nas manifestações populares ocorridas no Brasil, a partir de meados de 2013, é o caráter belicoso que as envolve. A rigor, elas cumprem um roteiro invariável: desde o início, grupos mascarados se postam à frente dos manifestantes, gritando palavras de ordem que identificam as correntes políticas às quais pertencem, preparados para o confronto com as forças policiais.

No limiar do século XXI, parece que a estrada para o novo milênio passa pelo Vale do Silício. Entramos na era da informação, e o futuro, ao que parece, será determinado pelas mídias. De fato, há quem diga que os modos de comunicação vêm substituindo os modos de produção como força motriz do mundo moderno. Qualquer que seja o valor dessa visão como profecia, ela não funciona como história, porque carrega uma enganosa percepção de ruptura com o passado. Eu argumentaria que toda era foi uma era da informação, cada uma à sua maneira, e que os sistemas de comunicação sempre moldaram os acontecimentos.

Robert Darnton. As notícias em Paris: uma pioneira sociedade da informação. In: Os dentes falsos de George Washington: um guia não convencional para o século XVIII. São Paulo : Companhia das letras, 2005, p.40 (com adaptações).

Considerando o trecho acima como referência inicial, julgue o item que se segue, acerca da relação entre política, sociedade e meios de comunicação.

As manifestações de junho e julho de 2013, iniciadas em São Paulo com o movimento Passe Livre, logo se espalharam pelo restante do país e por terem sido convocadas, sobretudo, por meio das redes sociais, as pessoas que participaram dessas manifestações tinham origens sociais variadas e uma pauta de reivindicações heterogênea.

Um dos assuntos mais discutidos pela imprensa brasileira diz respeito à reforma política. Neste ano de 2015, a Câmara dos deputados, em Brasília, deu um pequeno passo ao aprovar um Projeto de Emenda à Constituição − PEC que ainda deverá ser votado também no Senado. Este PEC trata
Deflagrada em 2014 pela Polícia Federal, a Operação Lava Jato, investiga um grande esquema de desvio de dinheiro envolvendo algumas das grandes empresas brasileiras. Entre as empresas a seguir, a que está no centro das investigações da referida operação é:
Difícil e complexo é o processo de construção da cidadania no Brasil. Até a Era Vargas, por exemplo, direitos sociais eram vistos pelos grupos dirigentes como “caso de polícia”. Após o aprendizado democrático a partir de 1946, o país mergulhou em novo ciclo autoritário, iniciado com o golpe de 1964. Recuperadas as liberdades democráticas, chegou-se à Constituição de 1988, que Ulysses Guimarães definiu como “Constituição cidadã”. Exemplo de afirmação do espírito de cidadania, que o Brasil contemporâneo busca concretizar, é o que administrativa e legalmente se assegura nos seguintes termos: