Filtrar


Questões por página:


Assinale a alternativa correta sobre a política econômica do governo federal.
Questão DESATUALIZADA

A aprovação do Projeto de Lei Ficha Limpa, no Senado, ocorrida no dia 19 de maio de 2010, foi considerada um avanço na política brasileira, no sentido de criar mecanismos para combater a corrupção no país.

(http://educacao.uol.com.br/atualidades, 28.05.2010)

Sobre essa Lei, pode-se afirmar que

I. foi um projeto de lei apresentado pela iniciativa popular, contendo assinaturas de mais de 1 milhão de brasileiros;

II. impede a candidatura de políticos suspeitos de terem praticado crimes de corrupção;

III. entrará em vigor somente a partir das eleições de 2012.

Está correto o contido apenas em

Governo inicia nova pressão sobre bancos

    O governo Dilma vai pressionar mais uma vez os bancos privados. A expectativa é que eles reduzam as taxas de administração de seus fundos de investimentos para torná­los mais lucrativos, permanecendo mais rentáveis que a pou­pança. Com isso, a equipe econômica considera que haverá espaço para o Banco Central reduzir mais a taxa básica de juros sem alterar as regras de correção da caderneta.

(Folha.com.21.04.2012)

Assinale a alternativa correta sobre a política econômica do governo federal.

    WASHINGTON — A presidente Dilma Rousseff afir­mou que comunicou ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que a próxima Cúpula das Américas, que reúne praticamente todos os chefes de Estado de toda a região nos dias 13 e 14 de abril (2012), será a última sem a participação de Cuba.
    Nos bastidores, os EUA vetaram o convite ao país, com o qual vivem uma relação de antagonismo desde o fim dos anos 50, cujo maior emblema é o embargo econômico à ilha. A presença de Raúl Castro, que substituiu o irmão Fidel Castro no comando do governo cubano há quatro anos, poderia gerar questionamento político a Obama domesticamente, em ano de eleições presidenciais.

(Portal Globo.com. http://glo.bo/IDCCw9.09.04.12)

A partir do texto, pode­se concluir que

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) instala na tarde desta terça-feira (16 de dezembro) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar se universidades paulistas estão sendo omissas ou negligentes com casos de violação de direitos humanos contra estudantes. Pública ou particular, qualquer universidade do Estado de São Paulo poderá ter que prestar contas aos deputados membros da comissão.



O que motivou a instalação da CPI foram os relatos de estudantes universitários de