Filtrar


Questões por página:
Apresenta uma espécie química com hibridação octaédrica:
mostrar texto associado
A morfina (estrutura representada a seguir) e substâncias análogas a ela possuem atividade biológica diferente de outros alucinógenos pelo fato de também serem dotadas de efeitos narcóticos. Entende-se que, do ponto de vista estrutural, isso se deva à combinação de uma série de fatores como: (i) um anel aromático; (ii) um átomo de carbono quaternário; (iii) um grupo CH2 – CH2 preso a um nitrogênio terciário.
Imagem associada para resolução da questão


Na estrutura apresentada os números de 1 a 5 indicam alguns dos carbonos presentes na molécula da morfina. Aquele que indica o fator descrito em (ii) é o
A técnica do pó, uma das formas de identificação de impressões digitais em uma cena de crime, consiste em aplicar uma fina camada de pó no local onde se supõe haver impressões digitais. O pó adere aos compostos químicos, principalmente à água, por isso, é importante que essa identificação seja feita nas impressões digitais mais recentes. Na tabela a seguir, são apresentados alguns tipos de pós usados em datiloscopia.
Imagem associada para resolução da questão
Considerando essas informações, assinale a opção correta.
O reativo de Kastle-Meyer é frequentemente utilizado para a detecção de sangue em amostras. Nesse teste, uma gota do reativo é colocado em uma amostra coletada via swab umedecido e na sequência adiciona-se uma gota de água oxigenada. O reativo é uma solução incolor com fenolftaleína, quando há indício de sangue a cor rósea aparece na amostra. A figura abaixo mostra a reação da fenolftaleína (A), que ao liberar um H+ se transforma em um ânion (B) responsável pela mudança de coloração do meio.
67_.png (402×178)
Sobre as espécies envolvidas na reação acima, assinale a alternativa correta:
“A uréia ( H2NCONH2 ) é expelida na urina como o principal produto final de nitrogênio, resultante do metabolismo das proteínas. Utiliza-se em grande escala como adubo e como matéria-prima, na fabricação de plástico de ureia-formaldeído e de produtos farmacêuticos”. (Morrison e Boyd, pg1010).
Sobre a ureia podemos afirmar que