Filtrar


Questões por página:

Durante décadas, seres parasitas foram omitidos das teias alimentares, com base na ideia de que eles teriam pouca influência na biomassa do ecossistema. Entretanto, quando a biomassa dos parasitas é medida, esta noção é desafiada. Em alguns sistemas estuarinos, por exemplo, a biomassa dos parasitas é comparável à dos predadores no topo da cadeia.

Traduzido e adaptado de: PRESTON, D. & JOHNSON, P. Ecological Consequences of Parasitism. Nature Education Knowledge 3(10):47,2010.

A respeito da inserção dos parasitas nas teias alimentares, considere as seguintes afirmativas:


1. Parasitas podem regular o tamanho da população de hospedeiros.


2. Parasitas podem atuar como presas.


3. Parasitas podem alterar o desfecho de interações competitivas interespecíficas.


Assinale a alternativa correta

O estudo de cadeias tróficas é importante para a compreensão das relações entre organismos em um ambiente. Uma forma de estudá-las é pela produtividade, em biomassa, em cada nível da cadeia. Supondo a existência de uma cadeia, num ambiente aquático, com três comunidades de organismos (vegetação, herbívoros e carnívoros) em equilíbrio, qual dos gráficos representa a variação dessas comunidades, em biomassa (g/m2 ), em função da disponibilidade de luz?

Microrganismos são um gigantesco conjunto de seres minúsculos responsáveis por diversos processos em nosso planeta. Ainda assim, estes organismos são maciçamente desconhecidos pelos cientistas.


Assinale a alternativa correta.

Em ecologia, a bioenergética sintetiza o movimento da energia através dos ecossistemas. Sobre o fluxo de energia assinale a alternativa correta:
mostrar texto associado
Conclui-se que as amostras X, Y, Z e W correspondem, respectivamente, a: