Filtrar


Questões por página:

Na maioria das vezes, a água pode ser utilizada para evitar incêndios. Entretanto, nem todos os tipos de incêndio podem ser apagados com água.


Uma propriedade física importante da água e que contribui para a utilização dela como meio para se evitar incêndios é a(o)

Tendo em conta os diversos modos de propagação do calor, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando há um incêndio próximo a um reservatório metálico de combustível, joga-se água fria na parede do reservatório do lado oposto ao do incêndio.

II. Se um grupo de pessoas tenta se evadir de uma loja em chamas é recomendável que saiam abaixadas, o mais próximo possível do chão.

III. A placa utilizada, na construção de um painel solar, é escura para absorver melhor a energia radiante do Sol.

Assinale:

Com o objetivo de se agruparem os incêndios pelas propriedades dos materiais combustíveis e, com isso, tornar mais eficiente a sua extinção, a NFPA elaborou uma classificação de incêndios que se divide em classes e é adotada pela maioria dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

Os equipamentos energizados pertencem à seguinte classe de incêndio:

Analise as assertivas a seguir e considere-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F). ( ) A condução de calor ocorre nos líquidos e nos gases. Ela é feita molécula a molécula de um corpo contínuo. ( ) A convecção ocorre pelo movimento descendente das calorias de um sólido. Isso ocorre devido à diferença de densidade gerada pelo aumento do calor. ( ) A irradiação é a propagação do calor por ondas de energia que se deslocam através do espaço. Então, a alternativa CORRETA, lida de cima para baixo, é a seguinte:
O calor específico é definido como a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma substância sofra aumento ou diminuição de temperatura de 1°C. Ao visitar a praia, percebemos que, durante o dia, a temperatura da água é inferior à temperatura da areia. O calor específico da areia é bem menor que o da água, logo, a quantidade de energia necessária para aquecer a areia é menor e, por isso, seu aquecimento ocorre mais rápido. Durante a noite, a areia também perde energia mais facilmente que a água, esfriando‐se mais rapidamente. Um corpo feito de 260 g de latão é aquecido de 0°C até 100°C, para isso foram utilizadas 2.496 calorias. O calor específico do latão, a capacidade térmica desse corpo e a temperatura desse corpo na situação final se ele perder 1.000 calorias serão, respectivamente: