Filtrar


Questões por página:
(Concurso Milagres/2018) Catharanthus roseus (L.) G. Don, conhecida por vinca-de-madagascar é uma espécie vegetal herbácea amplamente estudada pela química de produtos naturais e medicina, de onde se pode observar a presença de substâncias como a vincristina e a vimblastina, quimioterápicos utilizados no tratamento contra o câncer. A vimblastina, mais especificamente, impede a formação de microtúbulos, no processo de multiplicação celular. Sobre a relação quimioterápico/câncer/mitose, assinale a alternativa incorreta:
De acordo com Almeida et al. (2007, pág.306), “marcadores tumorais podem ser úteis no manejo clínico dos pacientes com câncer, auxiliando nos processos de diagnóstico, avaliação de resposta terapêutica, detecção e recidivas, prognóstico, e, ainda, no desenvolvimento de novas modalidades de tratamento”. Esses marcadores são caracterizados ou quantificados pelos seguintes métodos:
Ao longo da história, as contribuições científicas das mulheres foram manifestadas nas mais diversas áreas do conhecimento. São vários os nomes importantes na astrologia, genética, química, fisiologia, farmacologia e tecnologia, por exemplo. No entanto, os dados do The Nobel Prize (O Prêmio Nobel), disponibilizados no site oficial, apontam que entre os anos de 1901 e 2021, de 224 láureas em Fisiologia ou Medicina, apenas 5% foram recebidas por mulheres. A distribuição dessas premiações, ao longo dos 120 anos, é mostrada no gráfico. Embora a literatura reporte diversos casos de mulheres como sujeitos ativos na pesquisa científica, o gráfico evidencia a ausência de equidade de gênero como fator dominante em determinado período; observe. Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em: https://www.nobelprize.org/prizes/lists/all-nobellaureates-in-physiology-or-medicine/. Acesso em: 15/06/2022. Adaptado.)

Sobre as mulheres marcadas na ciência, assinale a afirmativa correta.
A quimioterapia é um tipo de tratamento para o câncer que apresenta como efeito colateral a queda dos cabelos e de outros pelos do corpo. Isso acontece porque na quimioterapia: