Filtrar


Questões por página:
A principal apresentação clínica da insuficiência coronariana crônica é a Angina pectoris, caracterizada por desconforto no tórax ou áreas adjacentes causadas por isquemia miocárdica. São características da angina típica EXCETO as dores:
Visualizar Questão Comentada
O tratamento farmacológico da hipertensão arterial tem como objetivo reduzir os desfechos cardiovasculares e a mortalidade associados à doença. De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), é INCORRETO afirmar que:
Homem,45 anos, apresenta dispneia progressiva há seis meses, edema em membros inferiores e fadiga intensa. Relata história de tuberculose tratada há dez anos. Ao exame físico, observa-se distensão jugular aumentada, hepatomegalia e ascite. A ausculta cardíaca revela som pericárdico de “knock”. O eletrocardiograma não apresenta alterações significativas, mas o ecocardiograma sugere espessamento pericárdico com restrição ao enchimento diastólico ventricular. A radiografia de tórax evidencia calcificações na região pericárdica. Considerando o caso hipotético, qual é o próximo passo diagnóstico ou terapêutico mais indicado?
O fechamento do defeito do septo atrial ou Comunicação Interatrial (CIA) leva à melhora sintomática, regressão do tamanho do Ventrículo Direito (VD) e hipertensão pulmonar. São consideradas indicações/recomendações para fechamento percutâneo do defeito do septo atrial do tipo ostium secundum, EXCETO:

Após alguns dias, o paciente deu entrada no pronto-socorro com quadro de palpitações, dispneia e episódio de síncope. Apresentava-se com hipotensão, sudorese e extremidades frias. Realizou o seguinte eletrocardiograma:


Imagem associada para resolução da questão

Qual a melhor conduta?