Filtrar
308 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 62
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SMED de Belo Horizonte - MG
Disciplina:
Geografia
A partir de conceitos, como o de espaço geográfico e de território, as crianças identificam as diferentes formas de organização de um dado local, sendo capazes de “ler fenômenos geográficos” e de registrar graficamente suas interpretações.
Essas operações ocorrem mediante
Essas operações ocorrem mediante
O Meridiano de Greenwich é a linha que define o meridiano 0°, dividindo a Terra em hemisfério oriental e ocidental. Esse meridiano foi adotado como padrão internacional para a navegação e para a definição de:
Concurso:
Prefeitura de Pontalina - GO
Disciplina:
Geografia
A Cartografia é um conhecimento atrelado à Geografia, que trabalha com a confecção de mapas com o intuito de representar o espaço geográfico. As técnicas modernas surgidas a partir do século XX, revolucionaram as representações cartográficas, fazendo com que os mapas sejam ferramentas utilizadas por diversos profissionais. Quais são atualmente os dois tipos de cartografia?
Disciplina:
Geografia
A escala cartográfica mostra quantas vezes os elementos da realidade foram reduzidos para serem representados no mapa. Além disso, ela também indica a proporção entre as distâncias no mapa e as distâncias na realidade. Na escala numérica, tem-se uma proporção matemática, segundo a qual uma unidade de medida no mapa equivale:
Concurso:
Prefeitura de Serra - ES
Disciplina:
Geografia
Analise o trecho e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
Na Serra – Centro, por exemplo –, as pessoas se orientam utilizando como referência os prédios: “perto da Prefeitura”, “perto do Fórum”. Se os alunos da Serra já possuem essas referências _____, qual seria então o papel social da escola? Tomando como base os princípios da teoria _____, a escola deveria realizar atividades de observação aparente do _____ e de deslocamentos espaciais orientados por mapas e por bússola, a fim de propiciar a aprendizagem de conceitos como pontos cardeais, que ampliariam o leque de recursos na comunicação espacial dos alunos.