Filtrar


Questões por página:
Um registro catalográfico é formado por três partes: ponto de acesso, descrição bibliográfica e localização. O ponto de acesso
No AACR2, a descrição bibliográfica se divide em uma série de áreas, que obedecem a um padrão único (capítulo 1 - regras gerais), com exceção da área

O AACR2 - Revisão 2002 é o resultado de uma série de alterações, que incluem desde uma nova redação ou a renumeração de algumas regras até mudanças mais significativas, como as que seguem:

I. O capítulo 9 incluiu a distinção entre recursos eletrônicos de acesso direto (local) ou de acesso remoto (em rede).

II. Os capítulos 3, 7 e 12 sofreram mudanças substanciais.

III. O antigo capítulo "Publicações Seriadas" teve o título alterado para "Recursos Contínuos".

IV. Para a descrição de livros e folhetos, a citação dos tipos de ISBN (por exemplo, das edições encadernada e brochura) deixou de ser obrigatória, passando a ser opcional.

V. A regra 0.24 foi reformulada para dar ênfase à importância de ressaltar todos os aspectos do item que está sendo descrito, como conteúdo, suporte físico, tipo de publicação etc.

Está correto o que consta APENAS em

mostrar texto associado
A autoria do livro pode ser única ou partilhada por duas ou mais pessoas ou entidades. A colaboração e a coautoria são duas modalidades de autoria partilhada, sendo que apenas na primeira há indicação da contribuição de cada autor.
mostrar texto associado
Quando a forma do nome pessoal varia em diferentes manifestações, a escolha do ponto de acesso deve levar em conta aquele que consta na fonte principal de informação.