Filtrar


Questões por página:
Os condicionantes que podem permitir a expansão do Chikungunya, no Brasil, assim como nas Américas, referem-se, em grande parte, ao modelo de crescimento econômico implementado, na região, caracterizado pelo crescimento desordenado dos centros urbanos com importantes lacunas, no setor de infraestrutura, tais como:

Julgue o item subsequente.


As unidades de Atenção Básica possuem papel primordial para avaliação e monitoramento dos pacientes com Chikungunya. Não há necessidade de acompanhamento diário da maioria dos pacientes, devendo estes serem orientados a retornar à unidade de saúde em caso de persistência da febre por mais de cinco dias, aparecimento de sinais de gravidade ou persistência dos danos articulares.


A dengue, a zika e a chikungunya são arboviroses transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti.
Acerca dessas doenças, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A principal forma de prevenção dessas doenças é através de ações de combate ao mosquito e eliminação dos criadouros.
( ) Uma das características da dengue é a febre alta, enquanto a zika e a chikungunya se manifestam com febre baixa ou ausência de febre.
( ) Diferente da dengue e da chikungunya, a zika pode ser transmitida pelas vias sexual e transplacentária.

As afirmativas são, respectivamente,
Visualizar Questão Comentada
A febre chikungunya é uma doença viral que causa sintomas debilitantes, como febre e dores articulares intensas. Sobre o controle dessa doença, analise as assertivas:
I. O tratamento inclui vacinas específicas e medicamentos antivirais.
II. O controle é baseado na eliminação do vetor, o Aedes aegypti.
III. A transmissão ocorre apenas pelo contato direto com pacientes infectados.

Das assertivas, pode-se afirmar que:
Em 20 de outubro de 2022, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, lançou a campanha nacional de combate ao Aedes Aegypti, mosquito que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya. Na abertura do evento, com o tema “Todo dia é dia de combater o mosquito”, o ministro ressaltou que “A epidemia da dengue existe há mais de 30 anos. Desde então, nós não conseguimos erradicar esse problema entre nós. Isso significa que não é uma atividade simples. Não temos vacinas para arbovirose, nem tratamentos específicos, então a principal arma que nós temos é combater o mosquito. [...] Se não houver a colaboração da sociedade, todo ano vamos ter casos e casos de todas essas arboviroses", deixando explícito as dificuldades no que se refere à prevenção da ocorrência dessas doenças. É muito importante saber diferenciar dengue, chikungunya e zika para que seja possível um melhor manejo clínico da fase aguda da doença. Leia as afirmativas que seguem e assinale a alternativa CORRETA.