Filtrar


Questões por página:

Em decorrência de um acidente de trânsito deu entrada no Hospital de Emergências um jovem de aproximadamente 25 anos apresentando: hipotensão, pele fria e úmida e alteração do estado mental. Pelos sintomas apresentados esse paciente encontra-se em:

I - Choque;

II - Crise de asma brônquica;

III - Crise convulsiva.

A(s) afirmativa(s) CORRETA(S) é (são):

Ao atender um paciente vítima de acidente automobilístico, com perda considerável de sangue, o profissional de enfermagem observou que este apresentava palidez, cianose de extremidades, pupilas dilatadas, pele úmida e fria, confusão mental, pulso rápido e fraco (115 bpm), respiração rápida e curta (35 mpm) e pressão arterial de 100 x 70 mmHg. O quadro apresentado acima é sugestivo de choque:
JLC,34 anos, sexo masculino, vítima de trauma provocado por arma de fogo na região abdominal. Levado para a Unidade de Saúde da Família, necessita do primeiro atendimento para, então, ser transportado até a unidade de referência. Ao exame físico, o enfermeiro detectou que os ferimentos de JLC podem representar risco de ocorrência de choque hipovolêmico, uma vez que o sangramento pode estar oculto numa avaliação inicial. Sabe-se que esse tipo de choque requer cuidados imediatos, os quais o enfermeiro precisa ter em mente para atendimento. São sinais de choque hipovolêmico:
O enfermeiro de plantão de uma na unidade de recuperação pósanestésica do Hospital Universitário ao proceder à visita de avaliação do sr. JMP, constata sinais de palidez, pele fria e úmida, respiração rápida, cianose, pulso rápido fino e fraco, urina no coletor concentrada e pressão arterial alterada. Esse quadro sinaliza para qual complicação que requer intervenção imediata pela equipe da unidade?
Muito frequentes na terapia intensiva, os choques podem ser classificados de acordo com sua etiologia, independentemente da causa básica da internação do paciente. A partir dessas informações, assinale a opção que indica, corretamente, a causa prevalente e a respectiva classificação do choque.