Filtrar


Questões por página:
O choque é um dos quadros clínicos mais complexos em emergências médicas e medicina intensiva, resultando em altos índices de letalidade devido à combinação entre diagnóstico tardio e terapêutica inadequada. Nesse sentido, a situação de emergência desencadeada através da grande perda de sangue e de líquidos é denominada de choque
Em relação ao choque hipovolêmico, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:
I Quando 30% do volume circulante é perdido, os pacientes geralmente começam a apresentar os sinais iniciais do choque: bradicardia, hipotensão e ansiedade. II Perda sanguínea excedendo 40% do volume total circulante do corpo ameaça a vida de maneira imediata e se manifesta como um paciente mentalmente alterado, hipotenso e oligúrico. III Uma advertência importante sobre o choque é que a pressão sanguínea e a frequência cardíaca podem ser indicadores pouco confiáveis em pacientes que recebem betabloqueadores.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
Na transfusão de sangue, para maior segurança do paciente contra choque anafilático, é necessário realizar:
O choque é uma condição em que o sistema cardiovascular fica impossibilitado de manter a perfusão tecidual adequada, por vários motivos. Quando há demora no reconhecimento e tratamento, ocorre mais rapidamente a falência de múltiplos órgãos e óbito. Assim, para que as ações ajudem na identificação precoce do choque em situações de urgência e emergência, é importante a compreensão de como se dá esse fenômeno, entendendo sua classificação, fisiopatologia, tratamento e cuidados de enfermagem. Assinale a alternativa INCORRETA relacionada ao tema:
Considerando os sinais e sintomas do choque hipovolêmico em sua forma grave, o paciente pode apresentar: