Questões de Concurso
Filtrar
204 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 41
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Arquivologia
No que diz respeito às noções básicas de arquivologia, analise os itens seguintes.
I. Todos têm direito a receber dos órgãos públicos, sem ressalvas, informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, contidas em documentos de arquivos, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade.
II. Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
III. Os documentos de valor permanente são inalienáveis, embora não sejam imprescritíveis.
Está(ão) correto(s):
Concurso:
CANOASTEC - RS
Disciplina:
Arquivologia
O termo “arquivo” pode também ser usado para designar um conjunto de documentos, e sua principal função é tornar disponível as informações contidas naquele acervo documental. Sendo assim, assinalar a definição CORRETA de “arquivos permanentes”:
Concurso:
Câmara de Arcoverde - PE
Disciplina:
Arquivologia
Uma organização pública está enfrentando dificuldades para gerenciar o grande volume de documentos que produz diariamente. Decidiu-se implementar um programa de gestão documental. Durante o diagnóstico inicial, identificou-se que não há classificação adequada dos documentos, prazos de guarda definidos ou procedimentos padronizados para a eliminação de documentos desnecessários. Com base nessa situação, qual seria a sequência lógica de passos que a organização deve seguir para implementar efetivamente o programa de gestão documental, assegurando conformidade com as melhores práticas arquivísticas?
Concurso:
MPE-PA
Disciplina:
Arquivologia
Sobre a gestão documental, assinale a afirmativa INCORRETA.
Como auxiliar técnico do Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), você precisa revisar suas políticas de gestão documental para melhorar a eficiência no manuseio e armazenamento de documentos. Nesse sentido, considerando as categorias de arquivos de primeira, segunda e terceira idade e a aplicação dessas categorias no contexto do MPPR, qual das seguintes abordagens seria mais adequada para gerenciar documentos que não são mais necessários para as atividades diárias, mas que ainda possuem valor significativo para futuras investigações ou estudos históricos?