Filtrar


Questões por página:
(...) Elas podem ter vida livre como é o caso das cianobactérias, ou viver em simbiose com outros organismos. No segundo caso, o exemplo mais conhecido é a associação entre as bactérias do gênero Rhizobium e raízes de plantas, principalmente leguminosas como feijão, soja e ervilha. Essas bactérias fixadoras invadem e se reproduzem no interior das células das raízes das plantas, estimulando a multiplicação das células infectadas, o que leva o desenvolvimento de tumores conhecidos como nódulos das raízes. Essa descrição se relaciona ao:
Seres vivos que morreram no passado e escaparam da decomposição ficaram soterrados por sedimentos que se tornaram rochas por milhares de anos. As substâncias orgânicas desses seres foram sofrendo lentas transformações até se tornarem os chamados Combustíveis Fósseis. O carbono presente nesses combustíveis foi captado da luz solar no passado e voltou ao seu ciclo natural, agora que esses combustíveis são usados para gerar energia. Nos últimos cem anos, qual foi o resultado de reestabelecer essas moléculas ao seu ciclo natural?
As bactérias do gênero Rhizobium vivem no interior das células de organismos eucarióticos, associando-se, principalmente, às raízes de plantas leguminosas, o que estimula o crescimento tecidual e forma nódulos. Essa relação harmônica beneficia ambos os envolvidos, fornecendo à planta compostos importantes para seu desenvolvimento a partir da
Os ciclos biogeoquímicos compreendem os processos que envolvem o movimento dos elementos ou compostos essenciais à vida entre o meio biótico e abiótico (Begon et al.2007, p.549). Três processos biogeoquímicos naturais participam da liberação do enxofre para a atmosfera. São eles:
No que diz respeito ao ciclo hidrológico, assinale a alternativa que se refere à infiltração.