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Julgue o item a seguir.

De acordo com o DSM-IV, as desordens intelectuais eram agrupadas sob a denominação de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), englobando condições como Autismo, Síndrome de Rett, Síndrome de Asperger, Síndrome de Heller, entre outras. Contudo, com a introdução do DSM-V, todas essas condições foram consolidadas sob a categoria Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo a única diferenciação realizada em termos de graus de severidade, a saber, leve, moderado e severo.
A psicopatologia clínica busca elos entre duas variáveis, no intuito de estabelecer as bases para o diagnóstico e classificação dos transtornos mentais, destaque-as:
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Ao analisar o comportamento anormal, que caracteriza os transtornos psiquiátricos, observa-se a dificuldade em se atribuir a devida nomenclatura, classificações apropriadas e específicas e nosologias que possam distinguir o comportamento anormal e normal. Nesse sentido, há vários sistemas que visam prover essa diferenciação, sendo que a maioria dos profissionais utiliza o sistema de classificação, conhecido como Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, quinta edição, DSM-5 para diagnosticar e classificar o comportamento anormal. Assim, leia os enunciados abaixo e destaque a alternativa que traz um erro de interpretação, em relação ao DSM-5.
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O depoimento de crianças em casos de abuso sexual requer cuidados especiais, pois a memória infantil

Queixas físicas, sem causa orgânica, parecem comuns em serviços de saúde, mas a medicina ainda enfrenta dificuldades para conceituá-las e classificá-las. O DSM-5, na categoria de Transtornos de Sintomas Somáticos, busca uma sistematização mais clara para casos em que sintomas somáticos perturbadores são a principal queixa do paciente. Esses transtornos envolvem sintomas somáticos associados a pensamentos, emoções e/ou comportamentos desadaptativos. Diagnosticar e tratar esses pacientes é um desafio tanto para profissionais da saúde em geral quanto para os de saúde mental. Em relação a algumas condutas terapêuticas essenciais, analisar os itens.



I. Ampliar a realização de testes diagnósticos.


II. Garantir ao paciente que doenças mais graves foram descartadas.


III. Reconhecer e validar certos sintomas (empatia), desde que avaliados pelo clínico.


IV. Definir objetivos funcionais para o tratamento, além de simplesmente focar na "cura".



Está CORRETO o que se afirma:

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