Filtrar


Questões por página:
Sobre museus de arqueologia e etnologia, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O papel dos museus de arqueologia e etnologia é reservado à conservação e à preservação de seus acervos.
II. Os museus de arqueologia e etnologia atuam transversalmente com a preservação e conservação de acervos etnográficos e arqueológicos, com pesquisas sobre os acervos e documentação, com a visibilização e acesso a eles a partir de abordagens pedagógicas, comunicação museológica e práticas expográficas.
III. Os museus de arqueologia e etnologia são instituições de salvaguarda de acervos arqueológicos e etnográficos, sendo sua principal tarefa o armazenamento de acervos em reservas técnicas e a conservação de sua integridade física.
IV. Os museus de arqueologia e etnologia são instituições de salvaguarda de acervos arqueológicos e etnográficos e sua principal tarefa é dar visibilidade a suas coleções a partir de exposições temporárias e permanentes, assim como por meio de atividades educativas.
Nos processos de gestão compartilhada no âmbito dos museus de arqueologia e etnologia no Brasil, no que se refere aos povos indígenas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Há um processo de escuta e troca intercultural entre os povos e as instituições no que se refere à gestão dos bens culturais e coleções.
II. Abre-se a possibilidade de um retorno físico ou simbólico de bens culturais aos grupos de origem.
III. As instituições deixam de ter um papel decisivo sobre a gestão dos bens culturais.
IV. As instituições tomam decisões sobre a gestão de bens culturais dos povos indígenas, atuando assim para a conservação de seus objetos.
Sobre arte e povos indígenas, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Nos museus de arqueologia e etnologia, os objetos produzidos por povos indígenas das terras baixas da América do Sul compõem o escopo de atuação exclusivo da etnologia, enquanto a cultura material cabe à arqueologia.
( ) A materialidade produzida por povos indígenas da América do Sul não apresenta continuidade histórica com a cultura material estudada pela arqueologia pré-colonial no Brasil.
( ) A materialidade oriunda do contexto pré-colonial da América do Sul apresenta uma continuidade histórica complexa com o repertório material do tempo presente produzida por povos indígenas.
( ) Coleções arqueológicas de contextos pré-coloniais brasileiros não são histórica e culturalmente relacionadas aos povos indígenas do presente.
O avanço na modelagem das políticas culturais nas últimas duas décadas contrasta com o esvaziamento institucional do sistema federal de cultura na atualidade. No início deste século, repercutindo o debate global e com respaldo na Constituição, houve uma mutação no desenho das políticas públicas de cultura no Brasil tendo por eixo a ideia de cidadania cultural como articulação sinérgica de três dimensões da cultura: a política, a econômica e a simbólica. Nessa perspectiva, os direitos culturais devem ser considerados basicamente em uma dupla abordagem: acesso do cidadão ao usufruto de bens simbólicos e a provisão de recursos para que possa “produzir cultura” como sujeito ativo da ação cultural.
O panorama das políticas culturais. Marcelo Viana Estevão de Moraes - trecho extraído de Nexo Jornal de 18 nov.2021.
No que tange às políticas culturais do campo dos museus de arqueologia e etnologia no Brasil, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Os museus de arqueologia e etnologia no Brasil apenas recentemente têm buscado dialogar com uma perspectiva de diversidade cultural, na qual os diversos sujeitos sociais têm um papel ativo na construção de conhecimento e de ações culturais.
II. Os museus de arqueologia e etnologia no Brasil sempre atuaram em uma perspectiva de diversidade cultural, na qual era atribuído um papel ativo na construção de conhecimento e de suas ações culturais aos diversos sujeitos sociais.
III. Os museus de arqueologia e etnologia no Brasil atuam na perspectiva de uma identidade cultural única, na qual os diversos sujeitos sociais têm papel ativo na construção de conhecimento e de suas ações culturais.
IV. Os museus de arqueologia e etnologia no Brasil são pioneiros na construção de políticas culturais afirmativas, pautadas na diversidade sociocultural nacional, promovendo historicamente ações efetivas de reconhecimento dos sujeitos como ativos.

Documento I:

Imagem associada para resolução da questão

O documento I retrata um tipo de registro fundamental na organização museológica. Contém informações referentes ao acervo do museu. Um museu que não mantém atualizadas e em bom estado as informações relativas a seu acervo, deixa de cumprir uma de suas principais funções, ou talvez a mais importante, que é a preservação de sua memória. Trata-se de um exemplo de abertura de: