Filtrar


Questões por página:

Observe a figura a seguir.


Q56.png (295×457)


Considere um cilindro circular reto de base com raio R e altura H e um cone circular reto de base com raio R e altura H, cujo vértice coincide com o centro da base do cilindro, conforme imagem apresentada. A região hachurada na figura, em forma de coroa circular, é a parte da seção transversal perpendicular as alturas, compreendida entre o cilindro e cone, tomada a partir de uma altura h a partir da base do cilindro. A área da ragião hachurada é igual a:

mostrar texto associado
Considerando que são usados apenas 90% de sua capacidade total, a piscina maior utiliza 105.975 litros de água.
Em um cilindro reto, a altura excede o raio em 4,8 dm. Se a área da base do cilindro é igual a 17,64π dm², o volume desse sólido, em dm³, corresponde a:
Um cilindro pode ser definido como uma figura:
Uma fossa séptica é considerada uma pequena unidade de tratamento de esgoto doméstico, uma opção para residências onde ainda não existe saneamento básico. Nela, o esgoto passa por três etapas: na 1ª etapa, é encaminhado para um tanque impermeável, a fossa séptica em si, onde a matéria orgânica é depositada no fundo, formando um lodo que passará por um processo de degradação; na 2ª etapa, o líquido presente na fossa séptica irá passar por um filtro anaeróbico e, na 3ª etapa, será depositado no sumidouro, onde irá escoar o material, pois não possui fundo.
A imagem abaixo é de um projeto de fossa séptica, em formato de paralelepípedo de base quadrada ligada a um filtro anaeróbico cilíndrico, e este a um sumidouro também em formato cilíndrico.
Imagem associada para resolução da questão

No projeto, ficou estabelecido que os três têm a mesma altura de 11/π metros, e que a base da fosse séptica tem lado 2m. Sabe-se que o volume do filtro anaeróbio é a metade do volume da fossa séptica, e que o volume do sumidouro é o dobro do volume da fosse séptica. Sendo assim, determine a razão entre o raio da base do sumidouro e o raio da base do filtro anaeróbio.