Filtrar


Questões por página:

Em um primeiro teste, um eletricista aplicou uma tensão contínua de 20,0 V em um transformador monofásico e, após a estabilização, mediu uma corrente contínua de 2,0 A. Para caracterizar o transformador operando em vazio, em um segundo teste, o eletricista aplicou uma tensão alternada de 220,0 V e mediu uma corrente alternada de 5,5 A. Para este segundo teste em corrente alternada, quais são, respectivamente, os valores da potência ativa e do fator de potência?

Um eletricista conectou um analisador de energia a uma instalação trifásica. Imediatamente, o visor do aparelho indicou as potências ativa e reativa, respectivamente,40,0 kW e 30,0 kVAr. O aparelho indicou também o fator de potência de 0,80 atrasado. Por algum motivo, o aparelho não indicou a potência aparente. Qual é o valor da potência aparente que deveria ser indicada?

A figura apresenta um circuito trifásico.

Imagem associada para resolução da questão

Figura - Circuito trifásico

A partir do circuito trifásico da figura , a expressão matemática que representa a potência trifásica em função das medidas dos wattímetros 1 e 2, Pw1 e Pwz é:

Visualizar Questão Comentada
Uma carga trifásica equilibrada é composta por três impedâncias Z=(50+j50)Ω.Em cada impedância destas, circula uma correntende intensidade I = 10 A. A tensão de linha sobre a carga é de 7 kV adiantada 45° da corrente I. A tensão sobre cada impedância e sua forma de ligação vem a ser, respectivamente: Utilizar √3 = 1,7 e √2 = 1,4
Visualizar Questão Comentada

Sabendo-se que, por uma impedância Z = (40 + j30) Ω circula uma corrente eficaz de 5A, o valor de pico da tensão sobre essa impedância é:


Utilizar √3 = 1,7 e √2 = 1,4

Visualizar Questão Comentada