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Os projetos que possuem propostas de espaços que consideram a possibilidade de uma rota acessível devem buscar, ao mesmo tempo, atingir uma outra forma de pensar a produção e o uso do espaço construído, na qual as ideias de independência, de democracia, de segurança e de autonomia se realçam tanto no exterior quanto no interior dos edifícios, assim como nos percursos que interligam tais lugares. A acessibilidade ao espaço construído não deve ser vista como um conjunto de medidas que favorecem apenas às pessoas com deficiência, mas, sim, medidas técnicas, sociais e culturais destinadas a permitir que o espaço acolha os seus usuários em potencial. Conforme os parâmetros da NBR 9050, assinale a alternativa INCORRETA para a manobra de cadeiras de rodas com deslocamento.
De acordo com a ABNT NBR 9050/04 ? "Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos", entre segmentos de rampa devem ser previstos patamares com

Na impossibilidade de adequação dos corredores de um edifício existente para os portadores de necessidades especiais, o arquiteto optou por implantar bolsões de retorno com dimensões que permitam a manobra completa de uma cadeira de rodas, de acordo com a NBR 9050:2015.


Estes bolsões deverão permitir, no mínimo, um giro de

Na rampa para pedestre, que permite o acesso da área de estacionamento até o novo edifício da Assembleia Legislativa, o arquiteto utilizará a inclinação de 5%, em respeito à NBR 9050:2015.


Considerando-se que o desnível entre o estacionamento e a edificação é de 1,50m, a largura da rampa de 1,20m e que haverá apenas uma mudança de direção na rampa, calcule o comprimento da projeção horizontal da rampa.

As vagas para estacionamento de veículos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoas portadoras de necessidade especial devem