Filtrar


Questões por página:
Paciente em pós-operatório imediato de pneumonectomia direita com abordagem de vasos pulmonares por via intrapericárdica apresenta hipotensão importante com elevação de pressão venosa central. Não se observa sangramento aparente nem melhora do quadro após abertura do dreno de tórax.
NÃO se deve pensar em
Na lobectomia superior direita, observamos de maneira mais frequente todos os aspectos, EXCETO:
Em uma abordagem supraclavicular do estreito torácico superior à esquerda, NÃO se deve considerar como referência anatômica
Paciente do sexo masculino, com 58 anos de idade, apresenta, clinicamente, síndrome de obstrução de veia cava superior. A TC de tórax mostra apenas adenomegalia mediastinal subcarinal importante (4 cm de diâmetro) e paratraqueal direita (2R) de, aproximadamente,2 cm de diâmetro. Não se observa compressão da veia cava superior pela adenomegalia, somente obstrução da luz por trombo, que se estende até o tronco inominado.
Em sua história patológica pregressa, o mesmo já passou por uma lobectomia radical superior esquerda há 8 anos no tratamento de neoplasia de pulmão após estadiamento por mediastinoscopia transcervical e mediastinotomia paraesternal anterior esquerda.
Nesse caso,
A técnica de Anderson-Hynes é popularmente utilizada em