Filtrar


Questões por página:

Marina,36 anos, portadora de colelitíase sintomática em avaliação pré-operatória. Apresentou uma dor abdominal diferente das anteriores, afirmando sentir uma dor em barra no andar superior do abdome com irradiação para o dorso, acompanhada de vômitos. Avaliada no pronto atendimento cerca de 6 horas após o início dos sintomas.


O laboratório: Hg=11,5g/dl; HTC=33%; Leucometria: 13.400/mm3 ; PLT=367.000/mm3 ; Amilase=560UI/L; Lipase=850UI/L; Glicemia=160mg/dl; LDH=220UI/L; TGO=220UI/L; TGP=170UI/L; FA=210UI/L; GGT=140UI/L; Bilirrubina total = 1,9mg/dl com predomínio da fração direta.


Tomografia computadorizada de abdome com contraste mostrou edema difuso de tecido pancreático, sem áreas sugestivas de necrose.


Com base nos dados acima, marque a alternativa CORRETA:

Os tumores malignos da pele e subcutâneo são muito frequentes e representam a maioria das neoplasias malignas que acometem o ser humano. Em relação aos carcinomas de pele, marque a alternativa CORRETA:
Atualmente o emprego da antibioticoprofilaxia em cirurgia está consagrado como uma das condutas profiláticas úteis na redução do risco de infecção do sítio cirúrgico. Diante disso, marque a alternativa CORRETA.

Em relação à cirurgia bariátrica, analise as assertivas abaixo:


I - A maioria dos estudos tem sugerido que pacientes submetidos a bypass gástrico têm níveis suprimidos de grelina pós-operatória e o apetite é drasticamente reduzido após o bypass gástrico em Y de Roux.

II - As bariátricas laparoscópicas são preferidas aos procedimentos abertos por causa do aumento da disponibilidade da abordagem laparoscópica e das vantagens esmagadoras desse método que incluem a redução da mortalidade, infecções de feridas, complicações pulmonares, complicações tromboembólicas, reduzida taxa de hérnias incisionais e diminuição do período de hospitalização.

III – A deiscência ao longo da linha gástrica de grampos na gastrectomia vertical laparoscópica parece ser ligeiramente mais comum do que no bypass gástrico em Y de Roux e mais difícil de tratar.


Marque a alternativa CORRETA.

A mediastinoscopia cervical continua sendo o mais importante método de estadiamento no carcinoma brônquico não-pequenas células. Com relação à drenagem linfática torácica e aplicação da mediastinoscopia, é CORRETO afirmar que: