Filtrar


Questões por página:

    Um paciente de quarenta e cinco anos de idade procurou assistência médica com quadro clínico de calor, inchaço, eritema e dor intensa na primeira articulação metatarsofalangeana direita havia oito horas e desde o período da noite. Relatou que havia ingerido grande quantidade de cerveja durante o dia antes do surgimento das manifestações relatadas. O exame físico confirmou os achados mencionados. Foram realizados exames laboratoriais que evidenciaram as seguintes alterações: leve aumento nos níveis séricos de ácido úrico e presença de cristais intracelulares em forma de agulha, com birrefringência negativa no aspirado do líquido sinovial da articulação acometida.

Para o tratamento da fase aguda do principal diagnóstico envolvido nesse caso clínico, o médico deverá indicar ao paciente o uso de

Paciente na UTI em pós-operatório de cirurgia urológica (prostatectomia radical) apresenta quadro de dor torácica em região pré-cordial. O plantonista ordena a realização de um eletrocardiograma, que revela elevação difusa do segmento ST e depressão do segmento PR. O contorno da elevação é côncavo, assim como o segmento de repolarização, precoce. O provável diagnóstico é:
Assinale a alternativa que completa corretamente o fragmento a seguir.

Uma pessoa, vítima de atropelamento, dá ingresso em um serviço de pronto socorro e se constata que está em estado de morte encefálica. Não porta qualquer documento de identidade. A remoção de órgãos, neste caso, de acordo com a legislação atual sobre transplantes _____
mostrar texto associado
A abordagem cirúrgica dos tumores do tronco cerebral deve ser mandatória, visto que esses tumores, em sua maioria, são altamente invasivos e de crescimento rápido.
Paciente submetido a tireoidectomia total por quadro de carcinoma papilífero de tireoide é readmitido no hospital no quinto dia de pós-operatório, apresentando rouquidão importante e presença de sinal de Chvostek.

A conduta mais apropriada será