Filtrar


Questões por página:
Paciente de 55 anos, sexo feminino e obesa, no décimo dia pós-operatório de cirurgia de Wertheim-Meigs para tratamento de neoplasia de endométrio. Apresenta taquidispneia de início súbito, dando entrada no PS com PA de 160 x 90 mmHg, FC 120 bpm, SpO2 88% com O2 a 3L/min. Radiografia simples de tórax sem alterações. O ECG apresentava o seguinte traçado:
Diante dos dados apresentados, o diagnóstico mais provável é de

Os cuidados pós‐operatórios de uma cirurgia cardíaca são realizados por uma equipe multiprofissional, ainda no centro cirúrgico. Após uma avaliação criteriosa e bem fundamentada, o fisioterapeuta irá intervir de acordo com as necessidades e possibilidades do paciente.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O nível de pressão inspiratória final para recrutamento alveolar não deve ser menor que 80 cm H2O.

II. As manobras de recrutamento alveolar contribuem para a diminuição do shunt intrapulmonar.

III. A aplicação de PEEP isolada pode ser utilizada na tentativa de melhorar a troca gasosa.

Assinale:

A síndrome pós-pneumonectomia é caracterizada por
Com relação à síndrome do sequestro broncopulmonar, assinale a alternativa correta.
Paciente feminina,23 anos de idade, iniciou quadro de tosse, dor torácica em aperto e edema facial. Procurou atendimento médico e realizou uma TC de tórax, com presença de volumosa massa em mediastino anterior de cerca de 30 cm com conteúdo sólido e sem presença de calcificação. O exame foi complementado com ressonância de tórax, que não visualizou sinais de invasão cardíaca, artéria pulmonar e vasos da base, porém apresentou compressão extrínseca de veia cava superior sem sinais de invasão.
Qual deve ser a conduta do caso?