Filtrar


Questões por página:
Os cistos odontogênicos (COs) do desenvolvimento constituem lesões frequentes que acometem o complexo maxilomandibular. “Cisto conhecido como folicular, mais comum, tem um crescimento lento com margens bem definidas, assintomático, e seu aumento progressivo pode causar grandes perdas ósseas, expansão da cortical e deslocamento de dentes vizinhos. A lesão envolve a coroa de um dente não irrompido (dente normal ou supranumerário), aderido à junção amelocementária e estando associado em maior porcentagem a terceiros molares inferiores. O diagnóstico acontece com frequência entre 10 a 30 anos de idade. Radiograficamente é uma lesão radiolúcida com margens radiopacas bem definidas. Nas características microscópicas, possui a cavidade cística envolvendo a coroa do dente totalmente incluso, epitélio estratificado pavimentoso não ceratinizado (quantidade variável de camadas), cápsula de tecido conjuntivo fibroso denso e infiltrado inflamatório linfoplasmocitário. O tratamento é cirúrgico, com a enucleação da lesão em conjunto com o dente envolvido, ou marsupialização, com exposição da cavidade, de modo que o dente possa irromper”. Assinale a alternativa que apresenta o cisto em questão.
Visualizar Questão Comentada
“Tumor odontogênico benigno, de origem epitelial, incomum, mais encontrado entre os 30 e 50 anos de idade, sem predileção por gênero, na região posterior de mandíbula. Ocorre aumento de volume indolor de crescimento lento, localmente invasivo. Radiograficamente, exibe imagem radiolúcida uni ou multilocular, com margens festonadas, associado a dente impactado, com estruturas radiopacas calcificadas. Microscopicamente, apresenta ilhas ou cordões de células epiteliais poliédricas com pontes intercelulares arranjadas em camadas ou cordões em estroma fibroso, com material extracelular amorfo, eosinófilo, hialinizado. As calcificações desenvolvem-se dentro do material amilóide, formando anéis concêntricos (calcificações do tipo anéis de Liesegang). O tratamento é a ressecção local conservadora, de forma a incluir uma fina faixa de osso circunjacente”. Assinale a alternativa que apresenta a Patologia em questão.
Visualizar Questão Comentada
O câncer de boca é atualmente um problema de saúde pública, sendo no último ano registrado mais de 15 mil novos casos (INCA-2020). Alguns fatores podem corroborar para o desenvolvimento desta patologia. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO representa um fator que aumenta o risco de desenvolvimento do câncer de boca.

Paciente de 27 anos de idade, gênero masculino, apresenta-se para tratamento odontológico de rotina. Ao realizar uma radiografia, percebe-se uma área radiolúcida, unilocular, bem delimitada, circundada por uma cortical de esclerose localizada na linha média da maxila, ao longo da rafe palatina. O diagnóstico provável é de cisto do duto nasopalatino. Em relação a essa lesão, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O cisto do duto nasopalatino tem sua origem associada à proliferação de remanescentes epiteliais do duto nasopalatino.

( ) Esse cisto é o cisto não odontogênico intraósseo mais comum dos maxilares.

( ) Esse cisto pode ocasionar dor e afastamento dentário dos incisivos centrais superiores.

Visualizar Questão Comentada
O câncer de boca é uma denominação comum para os cânceres de lábio e de cavidade oral. Mais de 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados da doença. Assim, é importante um olhar cuidadoso do cirurgião-dentista para possibilitar a identificação precoce das lesões. Os locais com maior prevalência de lesões cancerosas são