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Quatro tumbas pré-colombianas foram descobertas em Lima, em 2015
Três mulheres e um homem viveram entre os anos 1000 e 1450. As primeiras tumbas da cultura Ichma ficavam no topo de uma pirâmide.

Mil anos de idade em um cemitério pré-inca de forma piramidal que se ergue no coração de um bairro residencial em Lima. A descoberta confirma a presença da cultura Ichmaem Lima, que se instalou na costa central do Perua partir do ano 1000 e desapareceu em 1450, coincidindo com a expansão do império inca, que abarcou os anos 1438-1533.
(Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/11/quatro-tumbas-pre-colombianas-sao-descobertas-em-lima.html.)


São chamados povos pré-colombianos os povos que precederam à colonização europeia na América. Os mais conhecidos foram os astecas, incas e maias. Dentre as principais características que permeavam o cotidiano desses povos, podemos destacar:
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Sobre a Civilização Maia e sua organização, é correto afirmar que sua estrutura se compunha da seguinte forma: No topo da pirâmide social, como intérprete da vontade dos deuses, está o Halachuinic, incorporando um poder às vezes rotativo, frequentemente partilhado, de uma nobreza hereditária que distribui entre si os demais cargos religiosos, administrativos, comerciais ou militares; mais abaixo, em diversos degraus na escala social, situam-se guerreiros, “burocratas”, artistas e artesãos especializados na produção de objetos do culto ou de artigos suntuários; depois, os camponeses e o povo miúdo encarregado de tarefas diversas (servidores, carregadores etc.); e finalmente os escravos, extraídos geralmente de dentre os prisioneiros de guerra ou descontados do tributo imposto às regiões conquistadas.
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No começo do desenvolvimento incaico, a reciprocidade regulava as relações entre os senhores da área cuzquenha. O poder do Inca era limitado. Ele não podia simplesmente mandar, mas necessitava pedir aos outros chefes étnicos que o ajudassem a realizar as tarefas importantes para o crescimento do domínio inca. O estudo da reciprocidade aplicada ao incário pode ser dividido em duas etapas: a reciprocidade durante o período de expansão inca e, depois, quando o Tahuantinsuyu está consolidado. Na última etapa, a reciprocidade aparece ligada à redistribuição.
"O caráter despótico da dominação era bastante claro nas seguintes palavras que o inca Atahualpa dirigiu ao conquistador Pizarro: ’No meu reino, nenhum pássaro voa nem folha alguma se move, se esta não for minha vontade?". Pomer, Leon. "Os Incas". In História da América Hispano-Indígena. São Paulo. Adaptado.


- Sobre os elementos da hierarquia social e política dos Incas, é correto afirmar, EXCETO:
Em termos da influência exercida pelo primeiro contato da civilização europeia da Época Moderna com os povos da América e com a abundância dos recursos ali existentes sobre o pensamento político e filosófico, podemos afirmar que, no século XIX, houve uma reviravolta de 180 graus: à medida que evoluíram as condições econômicas e sociais e, a Europa “mercantilista” deu lugar à Europa do capitalismo, difundiu-se a propriedade privada exclusiva e excludente, corolário deste sistema, e não houve mais espaço para terras “livres”, não cercadas, não apropriadas (no sentido “moderno”), nem para seus habitantes. O estado natural ao invés de suscitar a admiração, como inicialmente, transformou-se em “evidência de desperdício” e toda apropriação “produtiva” legitimava a violência exercida sobre as populações “perdulárias”. Da influência ocorrida entre o contato europeu com as civilizações pré-colombianas, é INCORRETO afirmar que: