Filtrar


Questões por página:
Em relação à Classificação Decimal de Dewey (CDD), considere:

I. Uma classificação bibliográfica como a CDD pode alcançar graus de excelência na acomodação das obras de um acervo; contudo, notações de alta especificidade caracterizam uma interface pouco amigável para o usuário.

II. A notação da CDD é simples, facilmente memorizável e de uso universal; baseia-se em algarismos arábicos e não admite o uso de letras e símbolos.

III. A inteligência da CDD está na escolha de números decimais para as suas categorias; isso permite que o sistema seja, ao mesmo tempo, numérico e infinitamente hierárquico.

IV. Na notação da CDD, usa-se um ponto depois do terceiro algarismo; essa é a única pontuação permitida pelo sistema.

V. Na CDD, em geral, as obras são classificadas por assunto, com extensões para relações entre assuntos, local, época ou tipo do material, produzindo números de classificação de no mínimo um dígito, mas de tamanho máximo indeterminado.

Está correto o que se afirma APENAS em

Observe a estrutura da Classificação Decimal de Dewey:


De acordo com o exemplo, a notação para “liberdades civis das crianças” é

mostrar texto associado
A divisão zero, na CDD, é empregada para obras gerais em qualquer classe principal. Portanto, a divisão 300 é destinada a representar obras gerais sobre ciências sociais.
mostrar texto associado
Na CDD, a tabela de áreas aplica-se a qualquer símbolo de classificação e seu uso deve observar a seguinte ordem de citação: símbolo do assunto extraído das tabelas principais; subdivisão standard-09, que se refere ao tratamento histórico e geográfico e subdivisão de área.
mostrar texto associado
A CDD utiliza uma notação pura por empregar apenas algarismos arábicos na sua formação.