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Ao estudar Geografia, uma das competências básicas é diferenciar tempo e clima, bem como questões relacionadas aos elementos e fatores climáticos. São fatores climáticos:
Ao definirmos que uma determinada região possui uma “baixa amplitude térmica”, estamos afirmando que:
“Produtores de grãos brasileiros podem enfrentar condições climáticas mais úmidas devido à continuidade dos efeitos do El Niño, com as colheitas recorde de soja de verão e milho se desdobrando na primeira metade de 2016, disseram meteorologistas. O cinturão de açúcar e café do Brasil, que só começará a colheita no segundo trimestre, se beneficiará caso uma explosão final de umidade ajude os cultivos nos estágios finais de desenvolvimento. Mas se as chuvas mais fortes que o comum persistirem após abril dificultarão a colheita para as safras”. (G1,29 de janeiro de 2016)
Sobre o fenômeno El Niño descrito na notícia acima avalie e marque a alternativa CORRETA.
No Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Geografia, aponta o objeto de conhecimento “Relações entre os componentes físico-naturais” a ser trabalhada com os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. De tal forma, ao desenvolver este objeto de conhecimento, espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Os ventos alísios são ventos úmidos que provocam chuvas nos locais onde convergem. Por essa razão, a zona equatorial é a região das calmarias equatoriais chuvosas.
II. O pantanal apresenta chuvas fortes nos primeiros meses do ano, seguidas por uma seca intensa entre os meses de maio e dezembro. Os seus terrenos, ricos em chapadões e serras, são alagados periodicamente por chuvas torrenciais com elevada precipitação e curta duração.
III. A caatinga tem um aspecto agressivo da vegetação que contrasta com o colorido diversificado das flores emergentes no período das chuvas, cujo índice pluviométrico pode variar entre 300 e 800 milímetros anualmente.
Marque a alternativa CORRETA: