Filtrar


Questões por página:

Os animais de raças braquicefálicas muitas vezes apresentam condições de partos distócicos, que podem ser atribuídos a problemas de origem materna ou fetal. Dadas as afirmativas quanto às diversas causas de distocia em cadelas,


I. A inércia uterina pode ser observada em situações com número muito pequeno de filhotes (síndrome do feto-único), não havendo estímulo suficiente para o início do trabalho de parto, ou devido a um número excessivo de fetos, gerando uma distensão excessiva do miométrio.

II. Nos casos de inércia uterina secundária, mas não na primária, a administração de agentes tocolíticos pode auxiliar na expulsão dos fetos, caso a cesariana não seja a opção de escolha.

III. Fêmeas muito jovens tendem a apresentar como causa de distocia primária a desproporção materna fetal absoluta, mas não a relativa.

IV. Especificamente em raças braquicefálicas, a redução do diâmetro bi-ilíaco materno, associada ao tamanho da cabeça dos fetos é um fator predisponente à distocia.


verifica-se que estão corretas apenas

A escolha da melhor abordagem para toracotomia intercostal depende da exposição exigida e do processo patológico subjacente. Assinale o acesso cirúrgico recomendado para o processo patológico correspondente.
Sobre as afecções oftalmológicas, assinale a alternativa correta.
Sobre as características dos fios de sutura comumente utilizados nas cirurgias abdominais, assinale a alternativa correta.

As infecções cirúrgicas na Medicina Veterinária representam um grande desafio, pois um elevado percentual de pacientes é afetado por infecções de tipo e severidade variáveis. Mesmo com o avanço dos antibióticos não somente permaneceu o problema das infecções adquiridas, em feridas cirúrgicas e ambientes hospitalares, como aumentaram as dificuldades relacionadas à prevenção e o controle das infecções cirúrgicas consequentes ao uso desordenado desses fármacos.


Dentre os principais micro-organismos isolados em cada sistema corporal, assinale a alternativa que relacione o tipo de cirurgia aos principais patógenos mais comumente encontrados.