Filtrar


Questões por página:
Sobre as afecções oftalmológicas, assinale a alternativa correta.

As infecções cirúrgicas na Medicina Veterinária representam um grande desafio, pois um elevado percentual de pacientes é afetado por infecções de tipo e severidade variáveis. Mesmo com o avanço dos antibióticos não somente permaneceu o problema das infecções adquiridas, em feridas cirúrgicas e ambientes hospitalares, como aumentaram as dificuldades relacionadas à prevenção e o controle das infecções cirúrgicas consequentes ao uso desordenado desses fármacos.


Dentre os principais micro-organismos isolados em cada sistema corporal, assinale a alternativa que relacione o tipo de cirurgia aos principais patógenos mais comumente encontrados.

Dependendo de sua causa, o manejo de feridas exige tratamentos diferenciados. Dadas as alternativas, assinale a correta.

A acidose em pequenos animais pode ser respiratória, quando houver algum problema com a ventilação pulmonar, ou metabólica, nos casos de acúmulo de catabólitos ácidos decorrentes do metabolismo tecidual anaeróbico.


Sobre a reposição intravenosa do bicarbonato de sódio, em cães que se encontrem em acidose metabólica, assinale a alternativa correta.

As ceratites ulcerativas consistem na perda de uma ou mais camadas da córnea, e estão entre as doenças oculares mais comuns em pequenos animais. Úlceras não complicadas (superficiais) cicatrizam rapidamente e com mínima formação de cicatriz, ao passo que úlceras profundas complicadas podem prejudicar a visão devido à cicatrização corneal.


Dadas as afirmativas em relação aos conhecimentos relacionados à córnea e às suas lesões ulcerativas superficiais e profundas em pequenos animais,


I. A córnea possui características peculiares com importância cirúrgica prática, o que inclui ser transparente, brilhante, lisa e vascular.

II. A dor é mais acentuada nas úlceras superficiais, pois nessa parte da córnea as terminações nociceptivas são mais numerosas.

III. Úlceras não complicadas (superficiais) cicatrizam lentamente, em torno de 40 dias, e podem prejudicar a visão devido à cicatrização corneal.

IV. A ceratite ulcerativa grave (profunda) pode levar a perda do olho devido à endoftalmite, glaucoma, perfuração e Phthisis bulbi secundários.


verifica-se que estão corretas apenas