Filtrar


Questões por página:

As ceratites ulcerativas consistem na perda de uma ou mais camadas da córnea, e estão entre as doenças oculares mais comuns em pequenos animais. Úlceras não complicadas (superficiais) cicatrizam rapidamente e com mínima formação de cicatriz, ao passo que úlceras profundas complicadas podem prejudicar a visão devido à cicatrização corneal.


Dadas as afirmativas em relação aos conhecimentos relacionados à córnea e às suas lesões ulcerativas superficiais e profundas em pequenos animais,


I. A córnea possui características peculiares com importância cirúrgica prática, o que inclui ser transparente, brilhante, lisa e vascular.

II. A dor é mais acentuada nas úlceras superficiais, pois nessa parte da córnea as terminações nociceptivas são mais numerosas.

III. Úlceras não complicadas (superficiais) cicatrizam lentamente, em torno de 40 dias, e podem prejudicar a visão devido à cicatrização corneal.

IV. A ceratite ulcerativa grave (profunda) pode levar a perda do olho devido à endoftalmite, glaucoma, perfuração e Phthisis bulbi secundários.


verifica-se que estão corretas apenas

Sabe-se que o choque em pequenos animais pode ser definido por uma severa insuficiência da perfusão capilar, incapaz de manter a função normal das células. Dessa hipoperfusão sobrevém várias alterações funcionais que, quando somadas e não corrigidas, conduzem a irreversibilidade da síndrome.


Em relação à terapia do choque em pequenos animais assinale a alternativa correta.

Síndrome Cólica é um conjunto de sintomas e sinais clínicos que, juntamente associados à história clínica do animal, reflete aspectos fisiológicos no trato gastrointestinal que evidenciam o desconforto abdominal, característicos em equídeos, em específico o equino. Assinale a opção correta, relativa à síndrome cólica, uma das enfermidades de maior ocorrência e causa frequente de morte de equinos.
O mormo, também conhecido como lamparão, é uma doença infecto-contagiosa que acomete equídeos, podendo também ser contraída por outros animais como o cão, gato, bode e até o homem. Esta enfermidade é conhecida há vários séculos e no anos de 1968, foi considerada extinta no Brasil. No entanto, estudos sorológicos realizados nos anos de 1999 e 2000 detectaram a presença da doença em alguns estados do nordeste brasileiro. Assinale, entre as opções abaixo, a que corresponde à espécie bacteriana responsável pelo mormo em equinos.
Entre os vírus abaixo, assinale aquele que apresenta genoma de DNA e está relacionado com enfermidades respiratórias e reprodutivas em bovinos.