Filtrar


Questões por página:

O modelo de maturidade é uma forma de medir o quanto os processos de gerenciamento são capazes de medir a maturidade de uma empresa em relação ao estabelecimento e performance dos controles internos. Capacidade, cobertura e controle são as dimensões do processo de maturidade do CobiT 4.1, como ilustrado na figura abaixo.



Os direcionadores primários relativos às dimensões do processo de maturidade representados nas caixas I, II e III são, respectivamente:

Analise as afirmativas:

I. O CobiT 4.1 define as atividades de TI em um modelo de processos genéricos com 4 domínios que mapeiam as tradicionais áreas de responsabilidade de TI: planejamento, construção, processamento e monitoramento. Esses domínios são Planejar e Organizar, Adquirir e Implementar, Entregar e Suportar e Monitorar e Avaliar.

II. Na sua formulação, o PETI-JT seguiu a metodologia Balanced Scorecard, que vem sendo adotada como padrão no âmbito dos Tribunais para os seus processos de planejamento estratégico institucional e de TI. A concepção do BSC compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.

III. Dentre os objetivos estratégicos do PETI-JT, em relação ao tema “Excelência no Atendimento”, o indicador 1 - tempo de atendimento às solicitações dos magistrados e servidores, tem como meta atender 100% dos incidentes em no máximo 5 minutos até 2014.

IV. Os níveis de maturidade do CobiT 4.1 são designados como perfis de processos de TI que a empresa reconheceria como descrição de possíveis situações atuais e futuras. São designados como um modelo inicial, em que não se pode avançar para o próximo nível sem antes se ter cumprido todas as condições do nível inferior. O modelo de maturidade do CobiT, como no enfoque original SEI CMM, busca medir os níveis de maneira precisa de forma a certificar que aquele nível foi exatamente atingido.

Está correto o que se afirma APENAS em

No Cobit 4.1, Assegurar a Segurança dos Serviços, Prover a Governança de TI e Gerenciar Mudanças pertencem, respectivamente, aos domínios
Com respeito ao Cobit 4.1, no detalhamento de ME3 - Assegurar a Conformidade com Requisitos Externos, a definição: Revisar e ajustar políticas, padrões, procedimentos e metodologias de TI para assegurar que os requisitos legais, regulatórios e contratuais sejam atendidos e comunicados é objetivo de
No que diz respeito ao Cobit (4.1), na estrutura Planejar e Organizar - Definir a Arquitetura da Informação, NÃO se trata de um objetivo de controle detalhado dessa estrutura: