Filtrar


Questões por página:

Com relação ao Código de Ética Profissional do Psicólogo, analise as asserções e a relação proposta entre elas, e assinale a alternativa correta.


I. Um Código de Ética profissional, ao estabelecer padrões esperados quanto às práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade, procura fomentar a auto-reflexão exigida de cada indivíduo acerca da sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas consequências no exercício profissional.

II. Logo, a missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.

Visualizar Questão Comentada
Conforme o Código de Ética do Psicólogo, quanto a fixação da remuneração requerida pelo seu trabalho, assinale a alternativa incorreta.
Visualizar Questão Comentada
De acordo com o atual Código de Ética dos Psicólogos, coloque 1 (um) no que se refere aos Princípios Fundamentais e 2 (dois) ao que compete às Responsabilidades do Psicólogo, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade e quando for solicitado, colaborar com estes, sempre que for possível. ( ) Prestar serviços psicológicos de qualidade em condições apropriadas à natureza desses serviços, baseando-se nos princípios éticos da legislação profissional, conhecimento de técnicas fundamentadas na ciência psicológica. ( ) Atuar com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural. ( ) Zelar para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.
Visualizar Questão Comentada
Privacidade e sigilo são princípios norteadores da prática profissional do psicólogo. Sobre a importância e os limites do sigilo profissional, o Código de Ética Profissional do Psicólogo é explícito ao afirmar que:
Visualizar Questão Comentada
A ética dos profissionais da saúde mental-principalmente do psicólogo clínico- com respeito a situações limite na clínica cotidiana. Por ser um ofício que exige certa distância e neutralidade referindo-se às questões envolvidas em cada caso em particular, os terapeutas devem abster-se de preconceitos, valores culturais e opções pessoais, para poder proporcionar uma assistência transparente e eficaz para com os seus clientes. Embora estejam treinados para trabalhar desta forma, é importante reconhecer que há questões que dificultam o trabalho pelo simples fato de tratar-se de uma relação entre dois seres humanos. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A ética do profissional da saúde mental é de tamanha redundância que exige inexoravelmente de autonomia e responsabilidade em decisões práticas vinculadas a cada caso em particular. Isto é, autonomia para julgar a adequação de seu trabalho a um determinado caso e responsabilidade para consigo mesmo e com os clientes.
II. A ética dos profissionais da saúde mental- em especial para o psicólogo clínico-, há uma conjunção de variáveis complexas que quando não consideradas dificultam o proceder no exercício cotidiano. Estas podem ser subdivididas em internas e externas, no entanto, encontram-se diretamente relacionadas entre si.
III. A responsabilidade referente ao cuidado precisa ser uma variável constante para o trabalho em âmbito clínico, de forma que a intervenção a ser realizada vise por excelência: o bem estar do cliente e do profissional.
IV. Os valores e a ética dos profissionais estão intimamente vinculados e, por isso, é preciso refletir sobre a relação direta entre o ser e o dever. O profissional prudente encontra-se situado entre os princípios e as exigências, que não apenas devem ser correspondidas, mas que também acarretam consequências.
Visualizar Questão Comentada